IFMT divulga edital do Novo Prodoutoral com oferta de 3 bolsas de doutorado com auxílio-moradia

Publicado por: Reitoria / 31 de Maio de 2016 às 14:07

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), por meio de sua Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propes) informa que estão abertas as inscrições para a seleção de servidores candidatos a bolsas de doutorado com auxílio-moradia do Novo Programa de Formação Doutoral Docente - Novo Prodoutoral. Serão concedidas 3 cotas de bolsas, concedidas pelo prazo de 12 meses e podendo ser renovadas, anualmente, até o limite de 36 meses.

Podem se inscrever doutorandos pertencentes ao quadro docente da instituição, em regime de 40 horas, com dedicação exclusiva; matriculado em programa de pós-graduação com conceito CAPES igual ou superior a 4; estar afastado integralmente; e não estar cursando na própria cidade ou em cidade limítrofe ao Campus de lotação. Os critérios de seleção são: tempo de serviço na instituição; nota da última avaliação de desempenho do docente; produção científica; classificação do programa de pós-graduação pela Capes.

Para candidatar-se, o candidato deverá preencher, assinar, escanear e encaminhar a ficha de inscrição (anexo) à Propes, através do e-mail pos.graduacao@ifmt.edu.br , no período de 30 de maio a 10 de junho de 2016; caso seja selecionado, preencher, assinar, escanear e encaminhar à Propes o Termo de Compromisso do bolsista. O resultado será divulgado na data de 13 de junho de 2016.

O Prodoutoral tem como objetivo geral estimular a elaboração e a implementação de estratégias de melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão das IFES de origem, de modo a apoiar esforços institucionais para a capacitação e para o aprimoramento da qualificação dos seus docentes, visando à consolidação de grupos de pesquisa e à formação de programas de pós-graduação. É um programa que se caracteriza por favorecer a mobilidade dos bolsistas das IFES de origem para as IES de destino durante o tempo de duração da capacitação docente, bem como a dos professores orientadores, como forma de integração entre as instituições participantes.

O Programa é realizado de forma compartilhada entre a Capes e as instituições participantes por meio do planejamento, cujas bases são descritas no Plano Institucional de Formação de Quadros Docentes (Planfor), instrumento comum a todas as IFES de origem participantes. A implementação do financiamento dependerá da análise técnica da documentação solicitada.

Acesse anexo o Edital 52/2016.