O IFMT - Instituto Federal de Mato Grosso - assinou, no último dia 03, um protocolo de intenções com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), com o objetivo de celebração de projetos conjuntos de pesquisa e inovação tecnológica na área agronômica, que deverão contribuir para o fortalecimento do Centro de Robótica do IFMT, a ser implantado no Parque Tecnológico de Mato Grosso localizado em Várzea Grande.
O Centro de Robótica e Desenvolvimento de Software do FMT tem como principal objetivo desenvolver pesquisa aplicada para atender os arranjos produtivos locais, aplicados ao agronegócio, desde o pequeno ao grande produtor, conforme explicou o professor Epaminondas Magalhães, Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFMT que representou o IFMT na cerimônia.
Epaminondas destacou também que “A parceria com a UFLA, considerando a expertise da Universidade de Lavras, com mais de 110 anos de atuação na área de ensino, pesquisa e extensão aplicadas a agricultura e pecuária serão significativas para que os pesquisadores envolvidos possam partilhar conhecimentos, ideias e desenvolver soluções que atendam às necessidades de Mato Grosso”, disse.
A cerimônia de assinatura ocorreu na Reitoria da UFLA, com a presença do reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo; do pró-reitor de Pesquisa do IFMT, professor Epaminondas de Matos Magalhães, no ato representando o reitor do IFMT, professor Júlio César dos Santos; do coordenador do Centro de Robótica do IFMT, professor Alexandre dos Santos e do diretor do Parque Tecnológico do Estado de Mato Grosso, Rafael Bello Bastos, no ato, representando o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes.
Também participaram da cerimônia o pró-reitor de Pesquisa UFLA, professor Luiz Roberto Batista; o diretor de Inovação e Tecnologia, professor Paulo Henrique Leme; o diretor de Parques Tecnológicos, professor Antônio Chalfun Junior; o chefe do Departamento de Entomologia/ESAL/UFLA, professor Ronald Zanetti Bonetti Filho e demais membros da equipe de pesquisa.
Na oportunidade, o professor Scolforo destacou as possibilidades de expansão da parceria para outras áreas do conhecimento, com a capacidade de a UFLA contribuir tanto na área agronômica como na área de robótica. “Não tenho dúvidas do sucesso desta parceria, no primeiro momento com projeto celebrado com o Departamento de Entomologia, coordenado pelo professor Ronald e sua equipe, pela competência e dedicação extraordinárias. Temos interesse em expandir essa parceria que todos têm a ganhar, nós vamos ensinar e aprender juntos”, pontuou.
De acordo com o diretor do Parque Tecnológico do Estado de Mato Grosso, Rafael Bello Bastos, a celebração da parceria segue uma orientação do governo do Estado de Mato Grosso. “O governador nos orientou que procurássemos os melhores em suas áreas de atuação”, explicou por que da missão de celebrar parcerias com instituições de referência em diferentes áreas do conhecimento para a consolidação do primeiro Parque Tecnológico do Mato Grosso.
O professor Alexandre dos Santos, que é egresso do curso de Engenharia Florestal, mestre e doutor pela UFLA, destacou a importância da parceria para amparar os projetos do Centro de Robótica voltados para tecnologia e agricultura de precisão, juntamente com outras instituições da Noruega e Portugal que já fazem parte do projeto. O acordo com a UFLA vai possibilitar, segundo ele, além das pesquisas, parcerias para a capacitação e treinamentos.