início do conteúdo

IFMT firma parcerias com universidades de Portugal e Espanha para oferta de mestrado e doutorado aos servidores

Publicado por: Reitoria / 24 de Novembro de 2021 às 16:51

O reitor do Instituto Federal de Mato Grosso, professor Julio César Santos, apresentou, na última reunião do Colégio de Dirigentes, dia 16 de novembro, as parcerias firmadas com instituições de Portugal e Espanha. Serão ofertadas cerca de 75 vagas, em 2022, para o doutorado em Gestão Pública, pela Universidade de Salamanca (Espanha), o mestrado em Gestão Pública pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) e o curso de Empreendedorismo com Base Tecnológica, pela Universidade da Beira Interior, ambas instituições em Portugal.

Para os anos de 2023 e 2024, respectivamente, serão ofertadas mais 100 vagas, para o doutorado em Ensino (Universidade de Salamanca), o mestrado em Empreendedorismo e Inovação (ISCAP), o doutorado em Gestão Pública (Salamanca) e o mestrado em Recursos Humanos (ISCAP).

O planejamento da oferta de mestrado e doutorado para 2022, 2023 e 2024 é uma ação articulada entre a Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, a Pró-Reitoria de Pessoas e a Pró-Reitoria de Extensão. Para chegar a esta proposta, que é a oferta dos cursos por essas instituições do exterior, em primeiro lugar, foram realizadas pesquisas para averiguar se o investimento era vantajoso, se comparado a maioria dos convênios firmados entre o IFMT e as instituições nacionais. “Quando nós vamos para Salamanca, uma universidade fundada em 1218, referência na Europa e no mundo em vários aspectos, uma turma de doutorado com 25 estudantes, somando todas as contas do final, vai nos sair por menos da metade de um Dinter cursado numa instituição nacional. Em todas as propostas, há a nossa preocupação de que os estudantes vivam, pelo menos por um período, ainda que curto, a experiência de estar nessas universidades. Isso é importante.  A vantagem, nesse aspecto, é importante, e a economia nos permitirá, ainda, fazer um aporte de recursos através do edital, para dar um apoio financeiro a esse servidor no período que ele estiver cursando as disciplinas ou precisar ir lá fazer sua defesa. Ainda assim, orçamentariamente, é vantajoso para a instituição”, explicou o reitor. 

O segundo aspecto analisado, para chegar a essa proposta, é que o servidor do IFMT vai viver uma experiência internacional, a relação com estudantes de vários países, orientadores, instituições e vai trazer essa vivência para dentro da instituição. O terceiro aspecto analisado diz respeito ao afastamento do servidor, que ocorrerá no início e ao final do curso. Não há um afastamento integral do trabalho, que pode ser de quatro anos para o doutorado e três para o mestrado. A instituição fará o investimento, e, em contrapartida, o servidor não ficará afastado durante todo o período da pós-graduação, o que representa, também, mais um aspecto positivo para o IFMT investir na formação do seu quadro de servidores.

Entre os mais de 1.900 servidores do IFMT, 1.078 são professores e 856 são técnicos administrativos. No que ser refere a formação, 338 são técnicos especialistas, 185 mestres, 11 doutores e 29 cursando o doutorado. Já entre os professores da instituição, 152 são especialistas, 586 possuem mestrado e 317 são doutores. É com essa perspectiva que a gestão avaliou que, entre os professores e técnicos administrativos, há um percentual considerável de servidores que buscam cursar um mestrado ou um doutorado para aperfeiçoar seu desempenho profissional e permitir sua progressão na carreira.

“As instituições de Portugal e Espanha foram escolhidas porque são instituições com que já temos relacionamento e boas experiências; segundo, porque há a facilidade do idioma para os nossos servidores. Futuramente, iremos buscar parcerias com outras instituições que falem outras línguas, mas, neste momento, de forma mais imediata, as parcerias com as instituições desses dois países facilitariam a comunicação e todo esse processo”, finalizou o reitor Julio.

“As relações internacionais, todos esses eventos e esses encontros, eles têm a ver com as relações, aí é que está o ganho, muito bem colocado pelo professor Julio, que, quando o servidor e a servidora têm essa experiência, a bagagem cultural é muito forte; ela amplia a atividade desse servidor no retorno para sua instituição de origem", enfatizou o Diretor Sistêmico de Relações Internacional, prof. Willian Silva de Paula.

Segundo o servidor do Campus São Vicente Ronaldo Perin, que fez o mestrado em Assessoria de Administração pelo ISCAP/Portugal, “pra mim, foi uma experiência diferente de tudo que já fiz antes. Principalmente, pelo intercâmbio, tanto de cultura, lá de Portugal, referente ao Brasil, …, ainda tem grandes diferenças, o modo de vida deles é diferente, é um país em outro continente. E o aprendizado em si é muito bom, o ISCAP é uma ótima instituição. Assim, agregou muito no meu currículo e no meu trabalho no dia a dia aqui no Campus São Vicente”, destacou Perin.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT