O espaço do Horto-Escola do IFMT Campus Sorriso agora está iluminado. Com investimentos de parceiros do Instituto Federal e o empenho de estudantes e servidores, a área aos fundos do campus, que sedia projetos relacionados à produção de mudas e hortaliças, frutas, mel, aves, peixes e adubo, agora poderá ter esse tipo de atividade sendo desenvolvido no período noturno com mais segurança para as pessoas envolvidas.
A inauguração o sistema de iluminação aconteceu na noite desta segunda-feira (23), e contou com a presença de estudantes dos cursos do período noturno, servidores da instituição e representantes de entidades como o Clube Amigos da Terra (CAT), que apoia o IFMT em um viveiro de mudas implantado naquela área.
O prof. Élio Barbieri, um dos professores do IFMT que desenvolvem atividades de campo com os estudantes, lembra que demandas por espaços como o Horto-Escola surgem a partir dos próprios estudantes, que, juntamente com os servidores da instituição, contribuem para direcionar a unidade para ser cada dia melhor. “É importante destacar que o espaço existe. E que, a partir dele, podem ser desenvolvidos diferentes projetos”, destacou Élio, ao citar algumas ações que já desenvolveu ali com os estudantes, como a implantação de um minhocário e de um sistema de aquaponia.
Na inauguração do sistema de iluminação, o diretor da unidade de ensino federal, prof. Claudir von Dentz, agradeceu às parcerias institucionais que viabilizaram a implantação da melhoria no Horto-Escola, desde a aquisição de postes e cabos elétricos, até os serviços necessários a deixar toda essa estrutura no lugar adequado e em funcionamento. Em sua fala, lembrou que o IFMT busca sempre retribuir a confiança depositada pela comunidade na forma de projetos que melhoram a realidade de Sorriso e região.
Ele citou exemplos, como a atuação do IFMT no programa Frutifica Sorriso, realizado pela Prefeitura Municipal para ações de estímulo à fruticultura, especialmente junto a produtores da agricultura familiar, e o projeto Águas do Lira, no qual o CAT, e o Ministério Público de Mato Grosso se unem ao Instituto Federal para a recuperação de nascentes de um dos principais rios de Sorriso.
“Só no viveiro em que o CAT é nosso parceiro, temos capacidade de produzir mais de 10 mil mudas de plantas nativas, árvores frutíferas e ornamentais todos os anos, e pretendemos expandir esse número para 50 mil. Desde o preparo dos tubetes, do substrato que nutre essas mudas, o acompanhamento da incidência de doenças, é uma ação para o meio ambiente mas que acontece em meio a muito aprendizado”, detalha.