início do conteúdo

Curso do IFMT, IFSC e IFRJ aborda cultura e gastronomia a partir do estudo de clássicos literários

Publicado por: Campus Cáceres / 20 de Setembro de 2021 às 17:00

Estão abertas as inscrições para o curso on-line gratuito “Por que ‘se alimentar’ dos clássicos?”. Ofertado pelo Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo, em ação de colaboração com os institutos federais de Santa Catarina, IFSC – Câmpus Florianópolis-Continente, e do Rio de Janeiro, IFRJ - Campus Engenheiro Paulo de Fontin, o curso aborda oito obras literárias com encontros transmitidos pelo youtube nos meses de setembro de 2021 a junho de 2022.

A atividade integra projeto aprovado pela Pró-reitoria de Extensão do IFMT e traz contribuições de especialistas de universidades e institutos federais nas áreas de literatura, além de abordagens associadas ao contexto cultural e gastronômico dos países em que as obras clássicas literárias foram inspiradas.    

Coordenado pelo professor do IFMT Cáceres, Marcos Aparecido Pereira, o projeto conta a cada encontro com as dicas de gastronomia e enologia dos professores  Donato Marcelo Dreher Heuser e Jucélio Kulmann de Medeiros do IFSC, Câmpus Florianópolis-Continente.

De acordo com a coordenação, toda pessoa interessada pode assistir ao curso. Serão certificadas com carga horária de 20 horas, aquelas que inscreverem-se no site do evento e tiverem 75 % de participação confirmada no curso. Inscrições no site: https://www.even3.com.br/pdepqsadc2021/

O objetivo do curso de acordo com o idealizador da proposta, professor do IFMT Cáceres Paolo Targioni, é beneficiar as comunidades a partir de uma cultura de projetos em rede dentro dos institutos federais. Outra ação realizada com base neste propósito é o curso on-line de italiano básico com dicas de culinária, arquitetura e história ofertado para servidores e estudantes do IFMT, IFSC e IFRJ.

“A ideia é criar uma cultura de projetos em rede nos institutos federais e também uma cultura de internacionalização. Isto ultrapassa a aprendizagem de determinada língua, e inclui a cultura dos povos e países que falam aquela língua. Então, além de cursos que associam língua, cultura e gastronomia, também pensamos em contemplar as comunidades em que estamos inseridos em projeto que reúne literatura, arte e cultura”.

Abertura nesta segunda (20.09)

Os encontros terão início nesta segunda-feira (20.09), das 18h30 às 20 horas (horário de Brasília) com as contribuições do professor da Universidade Federal de Sergipe, Sandro Drumond Marengo, sobre a obra “Como água para chocolate”  da autora mexicana Laura Esquivel.  Confira abaixo programação completa.

Participe pelo youtube no canal do IFRJ - Campus Engenheiro Paulo de Frontin.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT