No curso de Corte e Costura cada aluna também recebeu uma máquina de costura como incentivo ao empreendedorismo
A emoção marcou a cerimônia de formatura de 133 novas profissionais em Vila Bela da Santíssima Trindade, por meio do projeto Teresa de Benguela, todas concluintes dos cursos de Empreendedorismo e Valorização do Trabalho Feminino, Panificação Básica, Confeitaria Básica e Corte e Costura. Promovido em parceria com a prefeitura, o projeto extensionista do IFMT objetiva a qualificação profissional de mulheres em vulnerabilidade social, a fim de possibilitar melhores condições de vida, por meio da inserção no mercado de trabalho. A solenidade aconteceu na Câmara de Vereadores de Vila Bela.
Representando a diretora geral Vanderluce Moreira Machado, do Campus Pontes e Lacerda - Fronteira Oeste, a chefe do Departamento de Administração e Planejamento, e também professora do projeto, Nilda dos Santos, destacou a força de vontade das aluas. “Vocês são mulheres empoderadas, fortes, aguerridas e capazes de conquistar o mundo. Que este momento simbólico seja apenas o ponto de partida para tudo o que vocês podem alcançar, buscar, lutar e vencer na vida. Parabéns a todas! Foi um enorme prazer trabalhar com vocês e conhecer um pouco da história de cada uma”.
Coordenadora local do projeto, Elaine Senes Alves Ferreira frisou a determinação das estudantes. “Este projeto foi uma verdadeira celebração da força, determinação e da transformação de cada uma das nossas formandas. Celebramos não apenas a conclusão de um ciclo de aprendizado, mas também o empoderamento de mulheres que com coragem, dedicação e muito esforço conquistaram novos conhecimentos e habilidades. Foi um conjunto diverso e potente de mulheres que a partir de agora possuem ferramentas para transformar suas vidas, famílias e comunidade”.
Coordenadora geral do Programa no IFMT, Ana Cláudia Milani apontou a importância do momento em Vila Bela. “Este momento é um marco na história do programa Teresa de Benguela, que possui o nome de Teresa como sua patronesse, mas que apenas agora conseguimos ofertar os cursos de formação inicial e continuada na terra dela. Ela, que foi uma líder nata, uma rainha que organizou toda uma estrutura política, econômica, administrativa e social de seu quilombo. Uma mulher que nos inspira e temos muito orgulho de carregar o seu nome em nosso projeto”.
A coordenadora ainda complementou: “deixo registrado meu agradecimento ao senador Wellington Fagundes, que abraçou o programa com entusiasmo e confiança; ao prefeito de Vila Bela, Dr. André Bringsken; à Direção-Geral do Campus Pontes e Lacerda; à nossa coordenadora de oferta, Elaine, que conduziu os trabalhos com qualidade e competência; e também ao nosso apoio pedagógico, a doutora Anne Matos Souza Ferreira, que desde o planejamento dos cursos tem sido essencial ao projeto. Parabenizo também todas as alunas. O IFMT estará sempre de portas abertas para recebê-las, assim como seus familiares e a comunidade de Vila Bela”.
Secretária de Assistência Social de Vila Bela, Gislaine Ramos da Silva Vieira enalteceu a parceria. “Nada mais justo do que o projeto Teresa de Benguela acontecer na casa de Teresa. Esta ação veio para somar esforços junto à Secretaria de Assistência Social, trazendo melhorias para as mulheres. Devemos sair da zona de conforto. Às vezes não é possível trabalhar fora de casa, mas, com um curso e qualificação, é possível fazer a diferença dentro do lar. Parabéns a todas as alunas e a todos que se dedicaram ao projeto”.
Prefeito em exercício de Vila Bela, Edvan Lopes Coelho destacou o projeto de levar qualificação à população. “Melhor do que construir obras físicas é construir obras que alimentam a alma e o espírito. É isso que o IFMT está fazendo em nossa terra: qualificando nosso povo e dando oportunidades para que acreditem em dias melhores. Essa parceria precisa continuar. Grandes obras são importantes, mas mais importante ainda é cuidar das pessoas, qualificá-las e oferecer oportunidades. Teresa vive”.
Oradora da Turma 1 – Mãos de Ouro, do Curso de Panificação, a Doutora Honoris Causa Vanda Copacabana Villasboas agradeceu a iniciativa. “Oportunizou a cada ‘Teresa’ a expectativa de um futuro melhor, contribuindo para a economia e a renda familiar, além de valorizar o talento e a vocação para empreender. Gratidão ao Instituto Federal de Mato Grosso, especialmente ao Campus Pontes e Lacerda, e aos professores por compartilharem conosco seu conhecimento”.
No curso de Empreendedorismo foram formadas 58 profissionais; de Panificação, 39; de Corte e Costura, 20 e de Confeitaria, 16. No curso de Corte e Costura, cada aluna também recebeu uma máquina de costura como incentivo ao empreendedorismo.