IFMT Cáceres lança livro digital com projetos do campus em pesquisa aplicada, iniciação científica e inovação tecnológica

Publicado por: Campus Cáceres / 17 de Abril de 2021 às 16:30

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo, por meio da Coordenação de Pesquisa e Inovação realizou na noite desta sexta-feira (16.04), o lançamento do livro intitulado “Caderno Pesquisa do IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo: Iniciação Científica, Pesquisa Aplicada e Inovação Tecnológica”. O livro em formato digital está disponibilizado, gratuitamente,  para acesso e download no portal do campus no endereço https://cas.ifmt.edu.br/conteudo/pagina/publicacao-livro-digital/

A obra coletiva organizada pela coordenadora de Pesquisa e Inovação do campus, professora doutora Iris Gomes Viana e pela jornalista da unidade,  mestra Maria Edna Pedro da Silva, reúne 21 trabalhos de projetos de inovação científica, pesquisa aplicada e inovação tecnológica, desenvolvidos no IFMT Cáceres  por pesquisadoras e pesquisadores (docentes, técnicas/os e estudantes) em áreas como Agronomia; Biotecnologia;  Ciência da Computação; Ciências Ambientais; Engenharia Florestal; Engenharia Química; Filosofia; Física; História; Matemática e  Turismo.

“Estamos muito felizes com o lançamento e disponibilização gratuita deste livro a todas as pessoas interessadas. Ele é fruto de um trabalho em conjunto idealizado com a assessoria de comunicação do campus para fomento a difusão de nossas ações. A obra conta com o envolvimento de um coletivo de pesquisadoras e pesquisadores que atenderem a nossa chamada interna para publicação de pesquisas realizadas em nossa unidade nos anos de 2019 e 2020”, explica Iris Viana.

Os projetos foram aprovados em editais de fomento lançados pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propes/IFMT), com apoio financeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso-IFMT, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso-FAPEMAT.

Sessão de Lançamento

O lançamento da obra foi marcado por mesa de diálogo, no formato de videoconferência, entre representantes do coletivo de autoras e autores sobre os trabalhos desenvolvidos com a participação das coordenadoras de equipes de pesquisa, as professoras Iris Viana e Liliana Moura e dos coordenadores professores Admilson Costa, Fausto Netto, Juberto Sousa, Marcelo Meira, Matheus Pontes e Milson Serafim.

Representando as autoras e autores estudantes, Débora Galeano e Ryan Gama enfatizaram o papel da iniciação científica na formação de estudantes do IFMT por meio do fomento ao desenvolvimento de pesquisa e produção científica desde a educação básica nos cursos em nível de Ensino Médio até o Ensino Superior.

A sessão contou com a presença do diretor do IFMT Campus Cáceres, Salmo César da Silva, do Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFMT, Erineudo Canuto, da Diretora de ensino do campus Juçara Tinasi e da coordenadora de Iniciação Científica do IFMT Raquel Ribeiro. As e os participantes destacaram a iniciativa pioneira na instituição da coordenação de pesquisa do campus, a relevância da publicação e as contribuições do trabalho no campo da comunicação e difusão científica.

“Quanta riqueza nós temos em nosso instituto. Quantas coisas lindas e importantes nós fazemos e como é necessária essa divulgação. Exemplo de iniciativas exitosas é o lançamento deste livro digital. Ação fantástica, desde a ideia, a iniciativa e a qualidade do produto lançado”, comemorou o pró-reitor de pesquisa.

Canuto falou dos desafios e dificuldades para o desenvolvimento de pesquisa no Brasil, do legado da iniciação científica na formação profissional e humana testemunhado pelos estudantes do IFMT e agradeceu as agências de fomento e aos esforços de toda a comunidade científica da instituição.

“São grandes os desafios que encontramos para fazer pesquisa em nosso país. Destaque para a amplitude desses desafios em período pandêmico como o que estamos vivenciando há mais de um ano. Cumprimento e reconheço o interesse, a dedicação e a responsabilidade de todos os nossos professores, técnicos administrativos e estudantes que se envolvem e se comprometem com a pesquisa. Estamos no caminho certo” afirmou o pró-reitor.

O diretor-geral do campus, professor Salmo Silva reforçou a necessidade de fomento à educação e à ciência e falou das conquistas e superações da instituição, em meio a desafios como os de restrições orçamentárias. Ele agradeceu ao empenho e apoio do ex-reitor do IFMT, prof. Willian Silva de Paula e a toda a equipe da gestão superior da instituição, assim como toda a comunidade do IFMT Cáceres, pelas ações de fortalecimento da educação, ciência e tecnologia desenvolvidas ao longo dos últimos quatro anos. O diretor parabenizou também as organizadoras e idealizadoras da obra e as equipes de pesquisa do campus pelos trabalhos publicados.

“Na interface entre ensino-pesquisa e extensão, o desenvolvimento da ciência em nossa instituição tem contribuído para a formação de estudantes no estímulo à educação, geração de conhecimentos, senso crítico e criatividade em resolução de problemas, bem como em pesquisas de interesse das comunidades em diferentes realidades socioculturais, econômica e ambiental.”, destaca Salmo em texto de apresentação da obra.

A transmissão do lançamento do livro está disponível no canal do campus no youtube. Confira!