Lançada 6a edição eletrônica da Digoreste, registro de ações extensionistas do IFMT

Publicado por: Reitoria / 16 de Fevereiro de 2023 às 15:12

Em 68 páginas estão retratados projetos de extensão nas áreas de tecnologia, inovação, empreendedorismo, agricultura, saúde, artes, linguagem e meio-ambiente, entre outras.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) divulga, neste mês de fevereiro, a sexta edição da Revista Digoreste, uma compilação dos projetos de extensão desenvolvidos nos diversos campi da instituição.

Nas 68 páginas estão retratadas as inciativas extensionistas elaboradas por servidoras, servidores e estudantes durante a pandemia de Covid-19, nos anos 2020 e 2021. São trabalhos voltados às áreas de tecnologia, inovação, empreendedorismo, passando por saúde, artes, linguagem, agricultura e meio-ambiente, entre outras.

“Esta é uma importante ferramenta que compartilha conhecimento através da publicização das ações e dos projetos de extensão do IFMT junto às comunidades parceiras da Instituição e proporciona ao leitor, por meio de uma agradável experiência, o conhecimento acerca da dinâmica, dos valores e dos compromissos do instituto”, ilustrou o reitor Julio César dos Santos.

O pró-reitor de Extensão, Marcus Taques contou que esta é a primeira revista publicada desde o retorno à presencialidade após o período de isolamento imposto pela pandemia da Covid-19 e mostra a vasta produção da comunidade durante esse período.

“A despeito das dificuldades inerentes ao isolamento social, os servidores se mantiveram firmes na linha de frente garantindo que a instituição continuasse na vanguarda da produção e transferência de saberes científicos, tecnológicos e culturais para a sociedade”, assinalou.

Para o pró-reitor, nesse trabalho a Extensão se apresenta indissociada do Ensino e da Pesquisa, cumprindo seu papel de processo educativo dinâmico que promove a troca de conhecimentos e experiências e fortalece os vínculos entre o Instituto e sociedade.

Edições temáticas

No projeto gráfico de cada uma das seis edições da revista Digoreste, a instituição sempre primou pela valorização dos aspectos naturais, históricos e culturais do estado de Mato Grosso, ricamente retratado em suas páginas.

“Então, apesar da consternação diante das perdas pessoais e coletivas sofridas nos últimos anos, decidimos dedicar este volume à celebração da vida e da esperança, refletidas na alegria e na vitalidade das danças mato-grossenses, bem como na culinária cuiabana que, agregadora, convida aos encontros e à partilha de cores, sabores e afetos,” observou.

Nesta edição constam trabalhos dos seguintes campi: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres – Prof. Olegário Baldo, Campo Novo do Parecis, Cuiabá – Octayde Jorge da Silva, Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste, Primavera do Leste, Rondonópolis, São Vicente, Várzea Grande; os campi Avançados Guarantã do Norte, Sinop e Tangará da Serra e a Reitoria.

Leia a revista completa em: