início do conteúdo

Mulheres do Projeto Maria Terra participam de Jornada Acadêmica de Zootecnia no IFMT Campus São Vicente

Publicado por: Reitoria / 5 de Junho de 2025 às 16:18

Nos dias 28 e 29 de maio de 2025, 20 mulheres do Pré-Assentamento Nobuko, assistidas pelo Projeto Maria Terra, participaram da Jornada Acadêmica do Curso de Bacharelado em Zootecnia no Instituto Federal de Mato Grosso - Campus São Vicente. A presença do coletivo, viabilizada pelo projeto, proporcionou às agricultoras uma experiência enriquecedora, aproximando-as do ambiente acadêmico, promovendo a troca de saberes com estudantes e profissionais, e fortalecendo sua visibilidade como produtoras rurais.

Durante a programação, as mulheres participaram de palestras sobre a atuação do zootecnista na gestão comercial, no gerenciamento da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) e na produção de gado puro de origem. Além disso, integraram o minicurso "Produção de Peixes em Viveiros Escavados: Qualidade de Água e Biometria na Piscicultura", conduzido pelo professor Dr. Filipe dos Santos Cipriano e pela estudante Rayane Fabrício dos Santos.

Um dos momentos marcantes foi o convite do professor Filipe para que o coletivo participe do projeto “Desenvolvimento da Piscicultura Sustentável em Assentamentos da Região Sudeste de Mato Grosso”, aprovado no edital CNPq 5814933. A proposta inclui a instalação de um tanque elevado de 33 mil litros, assistência técnica e um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC). Outro destaque foi a orientação em avicultura oferecida pelo professor Osvaldo Júnior Cavalcante, que compartilhou sua experiência para ajudar uma das produtoras com dificuldades na criação de aves.

A líder do coletivo, Vilma Barreto da Silva Maforte, expressou sua gratidão ao IFMT pela acolhida e oportunidade de aprendizado, destacando também o papel da articuladora e organizadora dos eventos culturais do campus, que anteriormente já havia convidado o grupo para participar de ações como o Vozes Negras e o Luau, onde comercializaram produtos da agricultura familiar e artesanato. “Estamos sempre aprendendo cada vez mais. Amamos muito o que este projeto tem proporcionado à nossa comunidade”, afirmou.

Saberes Femininos

O Projeto Maria Terra busca o fortalecimento de organizações lideradas por mulheres camponesas, agricultoras, integrantes de comunidades tradicionais e mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social, para que possam organizar e/ou concretizar seus empreendimentos.

Para isso, são desenvolvidas ações de orientação, suporte e acompanhamento para os projetos de economia solidária e agroecologia, buscando estimular e qualificar a pequena produtora para o uso adequado dos benefícios trazidos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), implementado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) do Governo Federal, além estimular e assessorar aquelas que desejam formalizar suas cooperativas e associações.

Compartilhando Conhecimento

Realizada nos dias 28 e 29 de maio, a Jornada Acadêmica do Curso de Bacharelado em Zootecnia do IFMT Campus São Vicente reuniu estudantes, professores e profissionais para debater a importância e o papel estratégico do zootecnista na agropecuária brasileira.

A programação contou com 17 minicursos — com carga horária de 4 horas cada — sobre temas diversos. A Jornada foi uma realização da disciplina de extensão Acext II, sendo destinada aos estudantes de Zootecnia e à comunidade em geral, fortalecendo a integração entre academia, setor produtivo e sociedade.

Texto: Thiago Almeida – Jornalista

 
início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT