O Grupo de Pesquisa BRANQUITUDE do Câmpus Avançado Diamantino participam do SemiEdu/2021 com apresentação de 04 artigos completos.

Publicado por: Campus Avançado de Diamantino / 22 de Novembro de 2021 às 17:50

No dia 10 de Novembro o Grupo de Pesquisa "BRANQUITUDE", do IFMT - Câmpus Avançado Diamantino, participou do SemiEdu/2021 - A Educação no Digital: A Pandemia Covid-19, Democracias Sufocadas e Resistências, onde realizou a apresentação de artigos completos. O Seminário de Educação é uma ação anual do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT), e acorreu do dia 08 ao dia 11 do mês de Novembro.

O Grupo de Pesquisa “Branquitude, Racismo, Desigualdades: interfaces com políticas públicas educacionais e as implicações no acesso à educação superior”, do IFMT- Câmpus Avançado Diamantino, foi liderado pelas professoras Maria Auxiliadora de Almeida Arruda e Noemi dos Reis Corrêa, e completa um ano de trabalho com a grande apresentação de quatro artigos completos no Seminário de Educação – SemiEdu/2021.

Os artigos foram produzidos por seis estudantes do Curso Licenciatura em Ciências Biológicas com orientação da Professora Maria Auxiliadora de Almeida Arruda. Dentre os artigos, dois desenvolveram-se no âmbito do grupo de pesquisa e dois são resultados de pesquisas realizadas no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, sendo um de Trabalho de Conclusão de Curso e outro da disciplina de Profissionalização Docente. São eles:

1. O privilégio da branquitude: uma reflexão a partir da percepção de alunos de um curso Licenciatura em Ciências Biológicas sobre as cotas raciais: Lucas Maia, Elton da Silva, Alessandra da Costa e Maria Auxiliadora de Almeida Arruda;
  2. Um pensar sobre a branquitude em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no contexto do Coronavírus: Júlio Del Castanhel, Claudia Grandizolli, Mª Eduarda Almeida e Maria Auxiliadora de Almeida Arruda;
  3. Educação Ambiental - a questão dos resíduos sólidos descartados por usuários no Rio Diamantino de Diamantino-MT: Claudia Grandizolli, Maria Auxiliadora de Almeida Arruda e Alexandre Moraes;
  4. Uma reflexão sobre a profissão docente no cenário da pandemia da Covid 19: Willian Caetano, Maria Auxiliadora de Almeida Arruda e Reinaldo Gomes de Arruda.

Os estudantes relataram que participar desse evento de educação os motivou ainda mais a continuar inseridos em processos de formação como o Grupo de Pesquisa e o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, pela possibilidade de levá-los a interagir de forma consciente, nos debates que permeiam a sociedade acadêmico-científica.