Parceria vai oferecer vagas de jovem aprendiz a estudantes de São Vicente

Publicado por: Campus São Vicente / 8 de Fevereiro de 2023 às 17:57

O IFMT São Vicente e a empresa Bom Futuro Agrícola Ltda firmaram acordo de cooperação referente ao Programa de Aprendizagem Profissional (Programa Jovem Aprendiz), com o objetivo de proporcionar aos alunos regularmente matriculados no curso Técnico em Agropecuária do campus, trabalho na condição de aprendiz junto a empresa, de acordo com as condições legais e vagas existentes.

Para a efetivação, o IFMT São Vicente cadastrou o curso em conformidade com as diretrizes do Ministério do Trabalho e Emprego, para que seja reconhecido como Programa de Aprendizagem Profissional, para efeito de cumprimento da legislação.

Conforme o convênio, cabe à instituição de ensino garantir a articulação e complementaridade entre a aprendizagem teórica e prática; avaliar o processo de aprendizagem; encaminhar discentes para as atividades práticas do programa de aprendizagem em horários compatíveis com a agenda escolar de cada aprendiz, de modo a não prejudicar sua frequência às aulas do sistema regular de ensino; adequar a profissionalização às necessidades do mundo do trabalho e das perspectivas de inserção efetiva; reconhecer a carga horária desenvolvida no trabalho na condição de aprendiz como atividade de prática profissional exigida nos cursos técnicos, conforme equivalência de estágio obrigatório; dentre outros.

À Bom Futuro compete proporcionar ao adolescente formação técnico-profissional metódica, propiciando atividades práticas em articulação e complementaridade com as atividades teóricas ministradas pelo IFMT, em conformidade com um programa de aprendizagem, condizente com as possibilidades físicas e intelectuais de um ser em desenvolvimento (como conceituado no Estatuto da Criança e do Adolescente), e com observância das normas e regulamentos de proteção ao trabalho do menor. Também cabe à empresa, participar da formação teórica quando houver solicitação do IFMT (aulas, palestras e visitas).

O processo de seleção dos alunos é realizado exclusivamente pela empresa, cabendo à instituição de ensino apenas encaminhar os alunos aptos a participarem do processo seletivo.

Para o diretor-geral do Campus São Vicente, Livio dos Santos Wogel, “a celebração desse convênio foi um avanço, pois abrem vagas para que os estudantes possam, antes de terminar o curso, terem um contrato de trabalho, com todas as vantagens de um empregado, como também realizar um tempo de estágio na empresa e fortalecer o próprio estudo”.

A primeira seleção de estudantes foi realizada no início de fevereiro, oportunidade em que 94 alunos do 3º ano foram indicados pela escola, e 81 se inscreveram para participar do programa.

De início estão sendo ofertadas pelo menos 30 vagas de jovens aprendizes, e as etapas deste processo seletivo são análise de concentração, redação e entrevista.

Além da remuneração mensal no valor de R$ 1.305,00, os jovens contratados ainda terão direito a benefícios como: Plano de Saúde Unimed (Acomodação Enfermaria), plano odontológico (opcional), seguro de vida e vale-alimentação de R$ 550,00 mensais.

“Com a renda acreditamos que os estudantes vão se empenhar mais garantindo mais segurança econômica para estudar, como também possibilitar que as empresas selecionem os estudantes no término do curso técnico. É uma parceria em que todos ganham: os estudantes, as empresas e o Instituto Federal”, explicou o diretor-geral.

Para Ane Francielly Santos, chefe do Departamento de Extensão, Estágio e Emprego de São Vicente, “esta é uma oportunidade única para nossos estudantes do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária. Além de garantir a permanência no curso, aumentar os índices de rendimento acadêmico e melhorar o currículo, ao final do programa, nossos jovens terão uma visão do mundo do trabalho e outra perspectiva para a vida profissional”.

Nesta quarta-feira foi divulgado o resultado da seleção realizada pelos profissionais da Bom Futuro.

Uma das aprovadas é a aluna Letícia Novais Costa. “Ser aprovada nessa seletiva me trará inúmeros benefícios profissionais e pessoais, como um amplo conhecimento técnico e experiência na área agrícola e pecuária. Acredito que também irá impactar muito para o meu currículo, uma vez que é a área que pretendo seguir na carreira profissional”, destaca a aluna.

Rose Camarão, representante da Bom Futuro, que também participou do processo de seleção, destaca a intenção de contratar os 33 estudantes aprovados. Ainda segundo ela, este é o primeiro convênio, desta natureza, firmado pela Bom Futuro e uma unidade do IFMT.

“Nós somos os pioneiros no IFMT em fazer a celebração de convênio de Jovem Aprendiz e, com isso, abrir portas para outros campi e empresas interessadas melhorarem o relacionamento com nossa instituição e garantir outras oportunidades de formação e trabalho para os nossos estudantes”, finalizou Livio Wogel.