PDI e edital foram temas centrais do I Fórum Presencial de Coordenadores de Extensão

Publicado por: Reitoria / 29 de Maio de 2015 às 17:22

O Instituto Federal de Mato Grosso, por meio de sua Pró­reitoria de Extensão (Proex), realizou nos dias 26 e 27 de maio, na sede da Reitoria, a primeira edição do Fórum Presencial de Coordenadores de Extensão, previsto no PDI IFMT. O evento integra o planejamento estratégico para fortalecimento das ações extensionistas e contou com a participação de todos os coordenadores da extensão dos campi da instituição.

“Este fórum é um momento de diálogo da Pró reitoria com os gestores de extensão, com vistas ao fortalecimento da extensão no IFMT, na medida em que realizamos compartilhamento das vivências e práticas em cada Campus, ajustando o nosso foco, buscando uma maior inserção de nossa instituição na sociedade”, afirmou o pró­reitor de extensão, Levi Pires de Andrade.

O evento teve participação de aproximadamente 20 pessoas, entre gestores e convidados, com a proposição e discussão sobre estratégias para a consecução das 15 metas na área de extensão estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2015­2019. Dentre os procedimentos e metodologias propostas, a Proex anunciou o lançamento do edital de projetos de extensão, na data de 3 de junho.

Segundo o diretor de extensão, Elson Santana, as ações de extensão devem estar associadas ao ensino e pesquisa e, para isso, eventos como o Fórum constituem­se como ferramentas importantes para o diálogo e troca de experiências. “Com o Fórum, nos aproximamos ainda mais dos dirigentes de extensão nos Campi, promovendo integração que gere possibilidades de apoio de nossa Pró­reitoria às coordenações, aos docentes, técnicos, estudantes e comunidade externa, envolvidos diretamente com a extensão no âmbito do IFMT”, destacou.

A coordenadora de extensão no Campus Campo Novo do Parecis, Lea Paula de Moraes, afirmou que o Fórum foi um momento de grandes deliberações que irão fortalecer a extensão nos campi. “Em Campo Novo do Parecis, tínhamos dúvidas que puderam ser sanadas”, disse ela, afirmando ainda ser importante que “os fóruns aconteçam com frequência para que possamos interagir com os colegas e com a Proex, compartilhando experiências e fortalecendo o grupo”.

Foram ainda discutidos no Fórum temas como o acompanhamento de egressos; a regulamentação de cursos de formação inicial e continuada; a atuação junto ao NAPNE (Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) nos campi; o desporto e cultura; a captação de recursos em editais externos; a estruturação das jornadas de pesquisa e extensão nos campi; a participação da extensão no WorkIF; dentre outros temas.

Ascom/Reitoria/IFMT, 29/05/15