Professores do IFMT-Campus Barra do Garças apresentam artigo no México

Publicado por: Campus Barra do Garças / 23 de Novembro de 2022 às 09:19

Os professores do IFMT-Campus Barra do Garças,  Joelias Silva Pinto Junior e Anderson Ricardo Silvestro estiveram no México para apresentar um artigo no ciKi (Congreso Internacional de Conocimiento e Innovación), que foi realizado na cidade de Monterrey, nos dias 7 a 9 de novembro.

Na imagem (da esquerda para direita): Professor Anderson Ricardo Silvestro, Marina Balma (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da província de Santa Fé - Argentina) e professor Joelias Silva Pinto Junior.

De acordo com o professor Joelias, é muito importante a participação dos alunos e uma oportunidade de compreender como funciona o processo de gerenciamento de dados de uma pequena empresa e alimentar um repositório colaborativo on-line. “O projeto teve iniciativa minha e do professor Ricardo a partir de uma pesquisa onde identificamos que na pré-incubação muitos dos estudantes querem participar do processo, mas eles têm dificuldade ou acabam não entrando no processo por conta de não ter uma ideia empreendedora, apesar de ter vontade de empreender. A proposta seria levar os alunos, mediado pelo professor, para fazerem visitas técnicas a empresas da região onde o Campus está instalado. Fazer um levantamento dos problemas que as empresas têm e que precisam ser resolvidos. Esses alunos com o auxílio do professor vão alimentar um repositório colaborativo on-line, seria uma “Wiki”, tipo o Wikipédia. Uma ferramenta simples, gratuita e disponível na web, de maneira que os alunos conseguiriam alimentar e formariam um banco de oportunidades empreendedoras. Seria um banco de problemas que gera oportunidades.”

Com o título: “Proposta de repositório de diagnóstico empreendedor regional: uma intervenção pedagógica para educação empreendedora” o artigo apresentado pelos professores teve uma resposta positiva dos presentes.“ Tivemos a oportunidade de fazer visitas técnicas na cidade de Monterrey, no México, em dois parques tecnológicos e de conversar com diversas personalidades importantes para o empreendedorismo e inovação, em termos de América. Conversamos com presidentes e diretores de parques tecnológicos da própria cidade de Monterrey, Colômbia, Canadá, e uma atenção especial para secretária de inovação de Santa Fé, na Argentina, onde pretendemos fazer uma visita para conhecer como eles estão estruturando o ecossistema de inovação e talvez estabelecer uma parceria entre as nossas instituições.” explicou o professor Joelias.

Sobre o ciKi - Congreso Internacional de Conocimiento e Innovación

O professor Anderson Ricardo relatou como foram os três dias de evento no México: “O congresso contou com a participação de renomados estudiosos da área, com objetivo de promover o desenvolvimento de conceitos, novas práticas e metodologias de gestão do conhecimento, capital intelectual e gestão da inovação. A programação foi dividida em apresentações de conferências, visitação ao ecossistema de inovação de Monterrey e apresentação de trabalhos científicos. Nas conferências tiveram destaque os principais articuladores das Américas em estratégias e políticas públicas para alavancar a ciência, tecnologia e inovação. Os conferencistas deram enfoque às experiências da quádrupla hélice, à transformação digital, às tendências entre a vinculação das universidades com as empresas, aos desafios globais com vista na inovação da Agenda 2030, bem como, algumas concepções dos parques científicos e tecnológicos latinoamericanos.”

“Houve visitação ao ecossistema de inovação de Monterrey, onde tivemos a oportunidade de realizar um tour pelo Parque de Investigação e Inovação Tecnológica – PIIT e no Centro de Inovação e Desenvolvimento Estratégico de Produtos – CIDEP, entendendo a concepção de criação e de funcionamento, como também os seus desdobramentos com foco na quádrupla hélice. No último dia, finalizando o congresso, foram realizadas as apresentações de trabalhos científicos, voltados para o tema do congresso, com a participação de estudantes de várias nacionalidades, enriquecendo a comunidade científica.” explicou o professor Anderson Ricardo.