Projeto de Extensão do Campus Bela Vista instala ninhos para aves pantaneiras

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 13 de Fevereiro de 2023 às 13:24

O Campus Cuiabá – Bela Vista deu início à colocação de ninhos para auxiliar a nidificação de aves pantaneiras em uma pousada na região de Porto Jofre (a 250 km de Cuiabá). A ação faz parte de um projeto sob a coordenação do servidor Reinaldo Silva Barbosa, no âmbito da extensão.

O projeto se originou de observações sobre a dificuldade crescente das aves em encontrar locais ideais para formarem seus ninhos e da possibilidade em aumentar os locais, semelhantes ao natural, para que elas nidifiquem em segurança.

Os participantes do projeto fabricam o ninho a partir de uma caixa de madeira com uma abertura, se assemelhando a uma cavidade natural. Os ninhos são confeccionados com madeiras apreendidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

As instalações dos ninhos são realizadas por meio de uma parceria com a Pousada Piuvial, que autorizou a instalação em sua propriedade, em locais previamente avaliados pelo proprietário João Lousano Junior e o coordenador do Projeto de Extensão.

O diretor-geral do Campus, prof. Jairo Luiz Medeiros Aquino Junior ressaltou a importância social, econômica, ambiental e educacional deste trabalho. “Além de proporcionar à fauna uma melhor condição de procriar, este trabalho movimenta a economia local por meio do turismo ecológico e tem um papel importantíssimo na educação ambiental dos estudantes”.

Também colaboram no projeto os professores Dorival Pereira Borges e Simone Raquel C. M. Silva.