Projeto do IFMT em Cáceres elabora Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de empreendimentos e subsidia Decreto Municipal

Publicado por: Campus Cáceres / 5 de Agosto de 2019 às 10:41

O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo, por meio do coletivo que compõe o Laboratório de Educação e Gestão Ambiental (Legam) realizou, em diálogo conjunto com responsáveis por pequenos empreendimentos de Cáceres – MT, a elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) de seis microempresas e empresas de pequeno porte do município. A experiência piloto que integra a interface extensionista do projeto de ensino, pesquisa e extensão intitulado ‘IFMT sustentável’, atendeu ao objetivo de ajudar pequenas empresas na implementação dos documentos previstos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, conforme estabelece a Lei 12.305/2010 e resultou também em subsídios para a elaboração do decreto municipal nº 249 de 2019, assinado pelo prefeito Francis Maris Cruz que estabelece o roteiro e normas gerais para aprovação do plano de gerenciamento de resíduos sólidos de microempresas e empresas de pequeno porte.

Coordenado pelo professor Silvano Carmo de Sousa, doutor em Ciências Ambientais, o projeto envolve estudantes do ensino médio e do ensino superior e servidoras e servidores do Campus em diálogo com a comunidade externa. Na proposta de extensão, o trabalho foi realizado em diálogo conjunto com catadoras e catadores de resíduos sólidos, pequenos empresários e a autarquia Águas do Pantanal.

“Nessa frente, avançamos no processo de elaboração de PGRS de seis primeiros pequenos empreendimentos. A partir do diálogo coletivo com as pessoas envolvidas nos empreendimentos e nas atividades relacionadas à coleta de resíduos sólidos com as catadoras e catadores, incluindo os técnicos da autarquia responsável pelo saneamento básico, propomos um roteiro com os conteúdos a serem abordados nos planos que foi considerado no decreto municipal”, explica o coordenador e idealizador do projeto.

No âmbito da pesquisa, o Legam socializa também resultados de estudo sobre identificação de resíduos e rejeitos produzidos no campus, bem como propostas de intervenções educativas no processo de sensibilização da comunidade interna para implementação da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), e do Plano de Logística Sustentável do Campus (PLS).

Por meio da metodologia da pesquisa-ação o projeto envolve estudos das normas e literatura sobre educação e gestão ambiental em agenda de iniciação científica, orientada pelo professor Silvano, com estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e apresenta, entre as abordagens, trabalhos sobre doenças respiratórias causadas pela poluição do ar, problemas gerados pela falta de saneamento básico e a presença de agrotóxicos em água potável em Cáceres. Os resultados foram socializados, na última semana, por meio de pôsteres e exposições orais no saguão do prédio central do campus como uma das etapas de sensibilização e intervenções educativas.

Na interface Ensino, a agenda do Legam é composta também pelo projeto de ensino envolvendo estudantes do curso superior de Engenharia Florestal que promove o diálogo sobre os serviços ecossistêmicos de áreas verdes do campus e do município, compreendidos como benefícios da natureza para as pessoas.

Dentre as atividades, está sendo realizada a identificação de serviços ecossistêmicos a exemplo de provisão de alimentos, água, matérias primas, regulação de clima, aspectos culturais do uso dos espaços e suporte para manutenção da biodiversidade de áreas do Campus do IFMT em Cáceres como o Horto Florestal Profa. Michelle Carmelinda Pegorini Bordini, e da Reserva Legal do campus, assim como espaços da área urbana do município como a área verde do entorno da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Sicmatur) e Baía do Daveron.

De acordo com Silvano, as atividades são fundados na opção teórico-metodológica de educação ambiental dialógico-crítica, que inscreve a criação do Legam no seu regimento, como espaço de promoção de educação e gestão ambiental dentro de uma perspectiva freiriana de promoção de justiça socioambiental comprometida com a transformação da sociedade pela participação dialógico-crítica efetiva.

Integram o Legam, estudantes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária Camila Mendes da Silva, Emilly Vitória Conceição de Jesus, Natan Alves do Nascimento, Pedro Tiago Azevedo Bianchini, Rhayna dos Santos Nobre e Wellington de Amorim dos Santos; do curso superior de Tecnologia em Biocombustíveis Hugo Gomes Pereira Neto; e do bacharelado em Engenharia Florestal Gabrieli Ferreira da Silva, Gloria Stefhany Albuquerque Silva, Jeyglisson Thauan Eduardo de França, Paloma Correa da Silva e Sebastião Marcos Silva Valentim.