Servidora do IFMT Cáceres publica trabalho sobre geração de receitas por meio de Políticas de Gestão Ambiental no IFMT

Publicado por: Campus Cáceres / 9 de Dezembro de 2022 às 12:53

A experiência do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, em geração de Receitas Ambientais é tema de trabalho de autoria da servidora do IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo, Maria Moreira de Carvalho publicado em capítulo do Livro ‘Políticas Públicas e Transformações Sociais Contemporâneas’, lançado este ano pela editora Paco Editorial. O capítulo intitulado “Políticas de Geração de Receitas Ambientais por meio da Conscientização e Redução do Consumo: a experiência do IFMT” tem autoria conjunta com a servidora da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, Ana Aparecida Morais de Oliveira.

O estudo é resultado da dissertação de Carvalho intitulada “A contribuição das ações de sustentabilidade ambiental para o aumento do orçamento nas organizações públicas. O caso de uma instituição de ensino superior brasileira” defendida em 2018 no Mestrado de Contabilidade e Finanças no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, ISCAP, Portugal. Com recurso público do orçamento do IFMT, o mestrado foi ofertado por meio de acordo de cooperação técnica internacional firmado entre o IFMT e o Instituto Politécnico do Porto com a oferta de qualificação para 27 servidores do IFMT.

Entre os dispositivos de informações, a pesquisa analisou Relatórios Anuais de Gestão, Demonstrativos Contábeis e Balanços Orçamentários e Financeiros do IFMT de 2013 a 2017 e aplicou questionário com gestores dos campi para identificar as ações de sustentabilidade desenvolvidas na instituição. As ações foram agrupadas em quatro grupos reunindo atividades que resultem em aumento orçamentário e financeiro; ações que resultem na redução dos gastos orçamentários e financeiros; ações de mobilização e sensibilização no âmbito da educação ambiental; e planejamento e estudos de futuras ações.

“O estudo verificou ser possível às organizações públicas ter acréscimo em seus orçamentos por meio de realização de ações de sustentabilidade ambiental, tanto por operações intraorçamentárias, quanto pela redução do consumo”, assinala a autora.

Carvalho destaca o papel educacional do IFMT e as contribuições para o enfrentamento aos problemas ambientais e indica a possibilidade de retorno econômico para as instituições públicas com a gestão ambiental.

“A educação pública federal, rede da qual o IFMT faz parte, não visa lucro e o foco da implantação da gestão ambiental não deve ser a geração de receitas, mas sim, mitigar os problemas ambientais em prol da sociedade, entretanto, isso não impede que a organização tenha algum retorno econômico durante o processo”, destaca as conclusões do trabalho.

O Livro

A obra da série Estudos Reunidos – Políticas Públicas, Volume 112, organizada pelo jornalista e professor da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, Miguel Rodrigues Netto, reúne 10 capítulos com trabalhos de diferentes áreas do conhecimento, a exemplo de artigos na área de Antropologia, Comunicação, Ciência Política, Ciências Ambientais, Educação, Estudos Culturais e Gestão Pública.  Com destaque para o debate multidisciplinar nas vozes dos autores sobre políticas públicas, o livro é apresentado pela professora da Unemat, de Barra do Bugres, Vivian Lara Cáceres Dan, líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas Direito e Sociedade.

O livro está disponível para venda no site da editora:  https://www.pacolivros.com.br/politicas-publicas-e-transformacoes-sociais-contemporaneas

Legenda: Maria Moreira de Carvalho entrega exemplar de livro para o diretor-geral do IFMT Cáceres, Anderson Wesley Alves Bezerra.