início do conteúdo

Reitor defende estruturação dos campi em conversa com Ministro em Brasília

Publicado por: Reitoria / 18 de Maio de 2023 às 18:00

A reunião com o Ministro da Educação, Camilo Santana, na tarde desta quarta-feira (17), em Brasília, foi considerada pelo reitor Julio César dos Santos como uma oportunidade de expansão para a instituição.

“Foi muito boa [a reunião] no sentido de que, primeiro, ao tomar conhecimento das ações e projetos do IFMT o ministro deve vir conhecer de perto o nosso trabalho. Isso foi um desdobramento. E também por conta da sinalização positiva do MEC de que o governo está preparando um projeto de expansão da Rede Federal”, afirmou o reitor.

O gestor contou que o ministro quer conhecer as ações e as projetos do Instituto Federal como o programa Tereza de Benguela, de geração de renda e inserção social de mulheres; e o Profuncionário, de qualificação para servidores da educação. 

O dirigente federal reconheceu o esforço da instituição de fortalecimento do ensino técnico integrado e os investimentos que estão sendo feitos na reestruturação e na melhoria das condições de trabalho dos servidores.

“Também tratamos da perspectiva de criação do campus Água Boa, que já é um projeto que tem sido encaminhado pelo instituto. E, ainda, da questão da estruturação dos campi que já estão em funcionamento, principalmente com relação ao quadro de servidores, uma vez que existe um déficit hoje na instituição, considerando a Portaria 703”, completou.

Para o reitor, está sendo iniciado um trabalho para concretizar essas possibilidades vistas por ele como muito reais, de que além do campus de Água Boa, Mato Grosso possa receber outras unidades do Instituto Federal em 2023-2024. 

“Mas é importante dizer que só vamos avançar na implantação dessas novas unidades depois de atendidas as necessidades dos campi que estão em funcionamento no instituto, principalmente do quadro de servidores. Não dá para pensar em abrir uma nova unidade e deixar algumas funcionando de forma não adequada, com quadro de servidores incompleto,” observou. 

Sobre a visita do Ministro que deve ocorrer na próxima semana, o reitor adiantou que será assinado um termo de convênio com o Governo do Estado que prevê a abertura de vagas para mil e oitocentos estudantes do estado nos cursos concomitantes que o IFMT vai ofertar nos seus diversos campi. 

A agenda do reitor em Brasília foi articulada pelos Senadores Jayme Campos e Wellington Fagundes e pela Diretora-executiva do Conselho Nacional de Abastecimento (Conab), e ex-Deputada Federal por Mato Grosso, Rosa Neide, que também participaram do encontro.  

Marcadores: ifmt_1

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT