Reitor do IFMS apresenta Relatório Modelo A3 à equipe de Gestores da Reitoria

Publicado por: Reitoria / 23 de Agosto de 2019 às 18:10

Acompanhados do reitor Willian Silva de Paula, os pró-reitores, diretores sistêmicos e chefes de setores da Reitoria do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) participaram na tarde desta sexta-feira (23), de uma reunião com o reitor do IFMS Luiz Simão, para conhecerem a aplicação da ferramenta Relatório A3 naquela instituição.

“Foi uma grande oportunidade de compartilhar com o IFMT uma experiência exitosa, um conhecimento aplicado pelo IFMS, dentro de uma metodologia que traz a informação principalmente na solução de problemas, por meio do relatório A3, uma metodologia de trabalho desenvolvido a partir do relatório A3 Toyota, que faz com que as informações possam ser cada vez mais concentradas e direcionadas ao atendimento de um objetivo”, explicou Simão.

O reitor detalhou o funcionamento da ferramenta, “a partir de um tema, configurando isso historicamente, trazendo para uma situação atual e fazendo com que seus objetivos possam ser avaliados, analisados e, principalmente, identificando uma causa raiz, para que exista uma proposta, um plano de ação que gere resultados”.

“Temos uma ação de desenvolvimento desse relatório dentro dos nossos campi, demonstrando, por exemplo, a potencialidade e as dificuldades de um campus em implantação. Tivemos a oportunidade de fazer uso do relatório A3 como uma ferramenta de gestão em reunião recente com o Ministro da Educação e vemos na prática a efetividade de um material A3.

O reitor Willian Silva de Paula considerou a troca de experiências um crescimento para as duas instituições e destacou o uso da ferramenta para a obtenção de melhores resultados.

“Enquanto representante do Ministério da Educação (MEC) no nosso Conselho Superior o reitor Simão compartilhou um pouco da experiência vivenciada naquela instituição no sentido de melhoria na maneira de comunicar os dados e as ações do IFMS. Para nossa equipe isso possibilita reflexões para novas proposições de ações na Reitoria e que serão trabalhadas com os campi vislumbrando a melhoria da comunicação com a comunidade interna e a sociedade” destacou Willian.