Reitor do IFMT recebe visita de representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de MT para continuidade da parceria na oferta de cursos de qualificação

Publicado por: Reitoria / 30 de Julho de 2021 às 09:24

O reitor do Instituto Federal de Mato Grosso, Julio César dos Santos, recebeu, nesta quarta-feira (28), a visita do Tenente Coronel Ferraz da Polícia Militar e do Major Heitor do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso. A reunião foi para propor a continuidade da parceria entre as instituições na oferta de curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do CBM/MT e da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.

O programa, desde a primeira oferta, objetiva a qualificação profissional de servidores vinculados à Segurança Pública Estadual e Federal, Secretaria de Estado de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso e demais unidades da Federação. O curso é parte integrante do aperfeiçoamento de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.

O reitor, Julio César dos Santos, reafirma que “essa parceria tem sido muito importante, tanto para o IFMT, como para segurança pública, na medida em que temos realizado grandes esforços para contribuir nesse processo de formação dos profissionais da segurança pública do estado; e, sem dúvida nenhuma, quando unimos educação e segurança, quem ganha é a nossa comunidade, uma vez que estamos contribuindo para ofertar uma segurança de qualidade”.

O Ten. Cel. Ferraz destaca que a parceria com a Polícia Militar vem sendo realizada há mais de 10 anos. A Academia de Polícia Costa Verde e a Escola Superior de Formação de Praças participam dessa parceria com o IFMT. “A academia de polícia vem buscando o aperfeiçoamento, a qualificação e a capacitação dos oficiais da PM, bombeiro militar e militares de outros estados.  O curso promove a progressão de carreira e os conhecimentos inerentes a área nas novas tecnologias de ensino-aprendizagem para o aperfeiçoamento de gestão pública e de segurança pública. Portanto buscamos essa importante parceria com o IFMT no sentido de trabalhar em conjunto e de forma participativa”, afirma Ferraz.

O Major Heitor pontua que “estamos entrando em parceria com a PM/MT e o IFMT neste novo curso, pois é muito importante para o Corpo de Bombeiros estar próximo de instituições de ensino que contribuem com a nossa formação”.

Estiveram presentes na reunião a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Ângela Santana de Oliveira, o diretor-executivo, Cristovam Albano da Silva Junior, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Erineudo da Silva Canuto, e o chefe de departamento de avaliação e pesquisa institucional, Adriano Breunig.