Reitor encerra agenda de Juína em reunião com prefeito, anuncia curso de agronomia e implantação do CVT

Publicado por: Campus Juína / 24 de Novembro de 2021 às 13:19

Como último compromisso da extensa agenda cumprida durante a visita ao município de Juína, o magnifico reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, professor Júlio Cesar Santos se reuniu com o prefeito municipal Paulo Veronese e o Secretário de Educação Ericson Leandro para discutir assuntos estratégicos e possíveis parcerias institucionais.

Dentre os assuntos discutidos na pauta do encontro estão a criação do Centro de Vocação Tecnológica (CVT) que deve acontecer em breve, implantação do curso de agronomia e transporte escolar dos estudantes do campus após o retorno das aulas presenciais.

O reitor explanou sobre o centro de vocação tecnológica, que deve ser implantado no Campus Juína e destacou o potencial do projeto, segundo ele "o CVT já é uma realidade em Paranaíta e através de parcerias com o poder público local podemos potencializar através da tecnologia e assistencia técnica os arranjos produtivos locais, levando resultados para a comunidade através de ações práticas".

Os Centros de Vocação Tecnológica têm o objetivo de realizar a formação, capacitação, desenvolver projetos de pesquisa e extensão, que envolvam a comunidade e contribuam para o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais com foco para a agricultura familiar.

O prefeito Paulo Veronese confirmou a intenção do município em contribuir para a concretização do projeto, a parceria será formalizada através de um termo de cooperação entre as duas instituições, o que facilitará na captação de recursos e investimentos de infraestrutura.

Outra novidade que já havia sido anunciada pelo reitor, foi reforçada na presença do prefeito, é a implantação do curso de agronomia que deve ter seu processo seletivo para ingresso já no ano de 2022, com previsão de início das aulas no primeiro semestre de 2023.

Em relação ao tranporte escolar, o diretor-geral fez os apontamentos sobre a situação atual e como era antes da pandemia, destacando a importância da realização de uma parceria para solucionar esta demanda da comunidade escolar. O secretário Ericson Leandro, com sinalização positiva do prefeito, se colocou a disposição para buscar uma solução conjunta para o problema.

O encontro aconteceu no gabinete do Diretor-geral do Campus Juína, professor João França e contou ainda com a presença da direção de ensino, departamento de administração e planejamento, cordenações de cursos e servidores envolvidos no projeto do Centro de Vocação Tecnológica que será implantado em breve.