início do conteúdo

Semana de Defesas encerra com chave de ouro a primeira turma da Especialização em Desenvolvimento Urbano do IFMT-VGD

Publicado por: Campus Várzea Grande / 29 de Novembro de 2021 às 20:31

Foi uma maratona, sem direito a reprise! Terminou na manhã do sábado, dia 18 de setembro de 2021, a semana de apresentação dos 24 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos estudantes que fizeram o curso de Especialização em Desenvolvimento Urbano do IFMT Campus Várzea Grande.

"Foram todos trabalhos excelentes, que oferecem ideias relevantes para a melhorias da urbanização de cidades mato-grossenses', observou a geógrafa Lívia Fioravanti, Coordenadora do Curso e integrante do corpo de examinadores. "Os estudantes desta primeira turma realmente se empenharam para realizar os Trabalhos de Conclusão. Fiquei impressionada com os resultados, com, inclusive, muitos dos artigos sendo recomendados para publicação em revistas científicas", relata Lívia.

A maioria dos trabalhos examinou as consequências da expansão da mancha urbana das cidades, com ênfase na atuação do mercado imobiliário, nos impactos ambientais, na política habitacional e nas demais políticas públicas,  entre outros temas, sempre com propostas de soluções em Cuiabá e Várzea Grande. Outros ­analisaram problemas urbanos em outras três cidades mato-grossenses: Primavera do Leste (a construção de um parque linear), Cáceres (políticas de desenvolvimento urbano), Lucas do Rio Verde (ciclovias) e Nossa Senhora do Livramento (impactos do associativismo). Mais abrangente, um dos estudos examinou a elaboração e a necessidade de revisão dos Planos Diretores nos Municípios Mato-Grossenses. Outro, além dos limites estaduais, examinou as diretrizes para regularização fundiária no plano diretor de Cacoal, em Rondônia.

Segundo o Diretor Geral do IFMT Várzea Grande, prof. João Bosco Lima Beraldo, "a conclusão da primeira turma do PPGDurb é o desfecho exitoso de muito trabalho iniciado na gestão da prof.ª Sandra, o qual demandou grande envolvimento dos técnicos e docentes do eixo de infraestrutura, gestão e negócios e do núcleo comum do nosso campus". Para ele, "os alunos também tiveram papel fundamental nesse processo, pois se comprometeram com o curso e seus trabalhos de conclusão geraram reflexões sobre questões urbanas, as quais são dignas de publicação em revistas científicas e de apreciação pelo poder público".

"Sob a coordenação da prof.ª Lívia Fioravanti, essa primeira oferta deixou um legado: desde sua abertura, podemos observar o aumento do dinamismo e da qualidade da produção científica que o curso proporcionou em todos os níveis de ensino ofertados no campus; tenho certeza de que a segunda oferta também será um sucesso e que, em breve, esse curso se tornará um mestrado", finalizou João Beraldo.

Veja a lista das monografias, seus autores e examinadores. A versão final dos trabalhos estará em breve no site do curso.

A primeira turma da Especialização em Desenvolvimento Urbano

O sucesso da Semana de Defesas e a qualidade do debate acadêmico e produção de conhecimento crítico a respeito do desenvolvimento urbano são resultado da dedicação conjunta da equipe discente e docente, além de todo o apoio dos técnicos do IFMT-VGD. Além das aulas regulares no curso, a Especialização em Desenvolvimento Urbano promoveu uma série de eventos ao longo dos anos de 2020 e 2021, que enriqueceram ainda mais a formação dos estudantes:

I Semidurb ( I Seminário do Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Urbano)

II Cidade e Ambiente, integrando o Circuito Urbano do ONU – Habitat

Webinars do PPGDURB: Desenvolvimento e Economia Urbana

Os relatos dos estudantes desta turma expressam bem a sensação de todos após o intenso aprendizado construído nesta primeira turma:

"Ingressei na pós um pouco inseguro, mas logo na aula inaugural senti que o terreno era firme, e me apaixonei pela PPGDURB, os professores, a coordenadora muito acolhedora e compreensível, os técnicos e estagiários sempre dispostos. No decorrer das disciplinas, tive sempre um bom retorno dos professores, principalmente se tratando do ensino à distância, foi um grande desafio tanto para os alunos, quanto para os professores. Pude participar de processos voltados às questões urbanas, com isso surgiu a oportunidade de um estágio a nível de especialização, uma grande oportunidade para aplicação dos conhecimentos construídos durante a nossa formação. O novo edital para turma 2022 abriu, e eu palestrava sempre quando alguém perguntava, sinto muito orgulho de fazer parte da história do campus Várzea Grande, como sendo a turma pioneira." Joelson Cardozo de Arruda (representante discente)

"Foi uma alegria imensa saber que o IFMT de Várzea Grande estava inaugurando uma Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano. Enquanto moradora, conheço bem de perto as dificuldades da nossa cidade. E no curso, quando pudemos estudar as disciplinas comparando a teoria com situações reais de nossa região, foi fundamental entender que os problemas urbanos precisam de soluções integradas e adequadas a cada contexto. É um enorme desafio, mas também uma grande esperança, porque agora sabemos qual caminho seguir no objetivo de promovermos uma cidade melhor. Nossos professores demonstraram um verdadeiro compromisso para além do ensino." Luma Branquinho Garcia de Almeida (representante discente)

"Foi um desafio chegar à conclusão da pós-graduação diante do quadro pandêmico que, em meio a muita dor e sofrimento causada pelas perdas e aflições no âmbito da família e amigos, e que, por consequência disso, necessária por parte dos docentes e discentes a capacidade física, psíquica e emocial, fardadas de resiliência e competência para gerir, filtrar e transmitir a compreensão da didática pedagógica ofertada pelo eficaz corpo docente. Pude estudar disciplinas que apontaram com maior ênfase os problemas urbanos e quais os métodos de dirimi-los. Tive o privilégio de fazer parte desse grupo de colegas docentes e discentes, estreitando os laços profissional e cognitivo necessários para a construção de uma sociedade justa e igualitária. Obtive a satisfação de trocar experiência com pós-graduandos de municipalidades distintas, que vieram a agregar conhecimento nas disciplinas. Só tenho a agradecer a todos por contribuirem imensamente para o meu aprimoramento intelectual." Ludmilla Assunção Lima

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT