Servidoras do IFMT Várzea Grande têm PATENTE registrada no INPI

Publicado por: Campus Várzea Grande / 30 de Novembro de 2021 às 17:56

As servidoras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande, Professora Sandra Maria de Lima, e a Técnica de Laboratório, Héllyda Sacal de Queiroz, registraram junto ao INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial do Ministério da Economia a patente de uma “BORDA INFERIOR REMOVÍVEL PARA PORTAS DE MADEIRA”.

Segundo Sandra de Lima, "me revisto da satisfação de, como pesquisadora, vislumbrar a possibilidade de que muitas pessoas se beneficiem com o resultado do meu trabalho, do meu pensamento e da minha experiência profissional". "Esse modelo de utilidade, a porta com a borda inferior removível, resolve aquela aparência 'chatinha' das rebarbas que quebram a harmonia e a estética quando pintamos nossas casas e não trocamos as portas de madeira, que são caras", explicou.

Recentemente, a professora levou seus alunos e alunas para visitar um residencial em contrução, onde pode vivenciar um projeto seu aplicado: "Lá pude vivenciar essa satisfação de maneira mais real, posto que já é o terceiro edifício em Cuiabá que faz o APROVEITAMENTO DA ÁGUA DO AR CONDICIONADO para abastecer toda a área comum do edifício... mais de 70.000 litros de água aproveitados por mês, por conta dessa pesquisa, desenvolvida por mim, pela Professora Carla Abdo e Fernanda Carvalho de Souza". "Então, o que fazemos de pesquisa no nosso IFMT está transformando nosso meio! Viva o pensamento científico!", finalizou Sandra Maria.

Para Héllyda Queiroz, "é extremamente satisfatório transformar ideias em inovações dentro das instituições de ensino e pesquisa". "Nesta pesquisa, desenvolvida no campus Várzea Grande, nós tivemos a oportunidade de transformar o olhar atento da professora Sandra em um artefato voltado para o dia a dia das pessoas. Esperamos encontrar empresas parceiras que estejam dispostas a ofertar um produto que resolva de maneira simples, pequenos problemas de manutenção das portas de madeira das residências, espaços comerciais e das edificações de forma geral", finalizou.

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propes) informa que os depósitos de patentes, assim como os demais registros de Propriedade Intelectual, são realizados e gerenciados pelo Departamento de Inovação Tecnológica do IFMT por meio da Agência de Inovação. Dúvidas e orientações estão disponíveis em inovacao.ifmt.edu.br e nas redes sociais da Agência @agencia_ifmt.

RESUMO DO PROJETO

"O presente modelo de utilidade consiste em uma porta de madeira cuja borda inferior é removível, sendo uma solução para a dilatação do tempo de vida útil de portas de madeira em edificações. Este modelo pertence ao setor técnico da indústria da construção civil. Este modelo de utilidade permite a troca da borda inferior de portas de madeira que sofrem deterioração causadas por fenômenos climáticos como chuva e, com maior frequência, por processos de sanitização dos ambientes.  Sendo necessária a manutenção das edificações em períodos que variam de 5 a 10 anos, esta proposta harmoniza os elementos construtivos reparados nas obras de reforma, pois as bordas inferiores das portas de madeira não são recuperadas com emassamentos, pinturas ou outros processos de reparação. E, após a conclusão de obras de reforma, destoavam dos demais elementos reconstituídos. A operação para substituição da borda é simples, sendo possível com a utilização de uma chave de fenda, podendo a operação ser realizada com a porta instalada."