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Política de Comunicação do IFMT

A Política de Comunicação é um instrumento importante para a gestão da comunicação. É um documento que reúne princípios, orientações e recomendações para a área de comunicação, de acordo com a missão, a visão e os valores da instituição. Seu propósito é estabelecer as principais diretrizes do relacionamento da organização com seus públicos estratégicos (internos e externos), para, de maneira integrada, atingir as finalidades das ações de comunicação e atender aos princípios da administração pública.

Um dos objetivos desse documento é estabelecer uma relação mais transparente, profissional e cordial com todos os públicos do IFMT, possibilitando o alinhamento de condutas de todas as unidades e os setores, o que contribuirá para a consolidação da imagem da instituição.

Construção

O Instituto Federal de Mato Grosso iniciará, no dia 6 de abril de 2022, as discussões com a comunidade acadêmica para a construção de sua Política de Comunicação. As discussões serão feitas a partir de um processo democrático, permitindo que a comunidade acompanhe e participe de cada uma das etapas. 

O processo de construção da Política de Comunicação do IFMT acontecerá por meio de reuniões realizadas virtualmente e com pautas predefinidas, de modo a facilitar o desenvolvimento e o acompanhamento dos trabalhos realizados.

A elaboração da Política de Comunicação será conduzida por um consultor externo, o professor sênior da USP e doutor Wilson da Costa Bueno, e contará com a participação de servidores de outros setores, conforme os temas da Política, estabelecidos durante as reuniões.

Wilson Bueno é bacharel em Jornalismo e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). É professor sênior da USP e atuou como assessor/consultor na elaboração da Política de Comunicação de diversas instituições: Embrapa, Institutos Federais (IFSC, IFES, IFGoiano, IFRJ, IFRS, IFNMG), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Estadual de Santa Catarina (UESC), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). No momento, além de assessorar o IFMT, desenvolve o mesmo trabalho para dois IFs - IFSP e IFBA. Bueno é referência no assunto no País.

>>> Tem alguma dúvida ou sugestão sobre a comunicação do IFMT? Envie para: politicacomunicacao@ifmt.edu.br

O trabalho da comissão prevê cinco etapas: 

1ª Etapa


06/04 - 10h às 12h Reunião com a Comissão
06/04 - 14h às 16h Seminário de Apresentação da Política de Comunicação para os gestores e demais públicos internos do IFMT
07/04 - 10h às 12h Debate do tema: Definição dos públicos estratégicos do IFMT
07/04 - 14h às 16h Debate do tema: Os canais de relacionamento com os públicos estratégicos do IFMT
 2ª Etapa     03/05 - 10h às 12h Debate do tema: As estratégias de relacionamento com a mídia
 03/05 - 14h às 16h Debate do tema: A realização e promoção de eventos 
 04/05 - 10h às 12h Debate do tema: A comunicação do IFMT nas mídias sociais 
 04/05 - 14h às 16h Debate do tema: A comunicação nas campanhas de ingresso
3ª Etapa 02/06 - 10h às 12h Debate do tema: A gestão da comunicação em situações de crise
02/06 - 14h às 18h Debate do tema: A divulgação dos projetos de pesquisa, pós-graduação e inovação do IFMT
03/06 - 10h às 12h Debate do tema: A divulgação das atividades, projetos e programas de extensão do IFMT
03/06 - 14h às 16h Debate do tema: A comunicação das atividades e dos projetos de ensino no IFMT
4ª Etapa 06/07 - 10h às 12h
Debate do tema: A comunicação para promoção da inclusão, da diversidade e da acessibilidade
Debate do tema: A gestão da marca institucional do IFMT

06/07 - 14h às 16h Debate do tema: A gestão da comunicação do IFMT
07/07 - 10h às 12h Debate do tema: O roteiro do documento da Política da Comunicação
07/07 - 14h às 16h Apresentação pelo consultor do O Plano de Implementação da Política de Comunicação
Finalização A partir de 15/07 Organização e consolidação do Documento da Política de Comunicação e do Plano de Implementação a serem submetidos ao Conselho Superior para aprovação.
A definir  Evento de lançamento da Política de Comunicação

 

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