1º encontro do Ciranda de Pedra reflete sobre infância, gênero e classe social

Publicado por: Reitoria / 3 de Março de 2023 às 15:07

O CL Ciranda de Pedra tem como proposta ler e debater obras literárias escritas por mulheres

Na tarde desta quinta-feira, 2 de março, aconteceu o primeiro encontro do Clube de Leitura Ciranda de Pedra, nome escolhido em alusão à obra de Lygia Fagundes Telles. "O olho mais azul", primeiro romance da consagrada escritora Toni Morrison, foi o livro escolhido para o debate sobre infância, relações de gênero, questões de classe, entre outros temas importantes para as vivências em sociedade.

Idealizadora do clube, Sandrine Robadey Huback, servidora do IFMT, destaca que os clubes de leitura geram conexão entre as pessoas e transformação.

"A leitura de literatura, por si só, é transformadora, e isso é potencializado quando compartilhamos com outras pessoas a nossa experiência de leitura, quando falamos de nossas percepções sobre os temas abordados em um romance, por exemplo, e das vivências pessoais que são resgatadas por conta da trajetória de algum personagem.”

Ela complementa ao dizer que a literatura sensibiliza e humaniza, faz com que olhemos pro mundo de outra forma.

Mediadora do primeiro encontro e professora do IFMT, Marilane Alves da Costa relata que, nos momentos que antecederam a tarde do encontro, vivemos a expectativa da leitura, conciliando-a com as atividades cotidianas.

"Na tarde marcada, foi com o espírito aberto e desejoso de boas novas que nos encontramos e, durante quase duas horas, compartilhamos a alegria de estarmos juntos, de trocarmos vivências, histórias de vida, sonhos, convicções. Tudo isso motivados pela leitura. Nem sentimos o tempo passando. Saímos de lá verdadeiramente renovados, com gosto de quero mais!"

O diretor da Educação Profissional Técnica de Ensino Médio, professor Lucas Santos Café, afirma que a leitura do livro "O olho mais azul" é necessária, pois diz muito sobre as classificações sociais sustentadas na hierarquização e estratificação social a partir dos eixos raça, classe e gênero, assim como as classificações afetam as relações sociais e humanas existente na sociedade.

Lucas acrescenta que "a possibilidade de criar um conhecimento cientifico transformador a partir de uma obra literária e de leitura acessível para todas e todos foi uma experiência riquíssima que, com toda certeza, deixará marcas extremamente positivas em minha trajetória pessoal e profissional."

Para a servidora do IFMT Daniela Cauduro Bianchi, com o clube aprendemos a valorizar a literatura em si, seja ela nacional ou internacional. "É uma forma de você ter contato com outras pessoas e outros mundos que muitas vezes, no seu cotidiano, podem passar despercebidos.”

Próximos encontros

As comunidades interna e externa podem participar dos encontros do CL. As próximas reuniões acontecerão em maio e julho, sempre às 16h, no térreo do prédio da Reitoria do IFMT, situado na Avenida Senador Filinto Müller, nº 953 - Quilombo, Cuiabá - MT.

Para este primeiro semestre, foram selecionadas, além de "O olho mais azul", a obra “A mão esquerda da escuridão”, de Ursula Le Guin, para o dia 4 de maio; e “No seu pescoço”, de Chimamanda N. Adichie, que será debatida no dia 6 de julho.

Em caso de dúvidas entrar em contato com o e-mail -  sandrine.huback@ifmt.edu.br