Acadêmicos do Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas realizam visita ao Museu de História Natural de Mato Grosso

Publicado por: Campus Avançado de Diamantino / 6 de Dezembro de 2021 às 17:37

Neste Sábado, dia 04/12, os acadêmicos do 8º semestre do curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas, realizaram uma visita técnica ao Museu de História Natural de Mato Grosso, localizada no município de Cuiabá, capital do estado. A visita foi organizada pelo professor Gilmar Vitalino Dias, responsável pela disciplina de Paleontologia.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de ver de perto o acervo de fósseis (pré-histórico e histórico), que foram coletados no estado de Mato Grosso. Durante a exposição permanente, os discentes tiveram acesso a temas como: A origem da terra, as transformações de sua biodiversidade (focando especialmente na biodiversidade pré-histórica de Mato Grosso), as populações originárias mato-grossense e a diversidade cultural dos povos indígenas.

Além da aula de paleontologia, os alunos conheceram o acervo arqueológico e etnográfico, que retratam a relevante historiografia do estado. Por fim, conheceram também, a exposição temporária: O Pantanal através dos esqueletos, que em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso, propõe que os visitantes conheçam de perto o sistema esquelético de alguns dos animais que habitam a maior planície alagada do mundo e a relação de cada um deles com esse bioma.

Para Douglas Botelho, discente do 8° semestre, ter participado da visita técnica no Museu de História Natural de Mato Grosso foi de extrema importância para sua formação acadêmica e profissional. "Agregou muito mais conhecimento sobre a Paleontologia, sobre os achados históricos, e também pude conhecer a cultura indígena, através de uma exposição que ocorre no local, sua tradição, artesanatos e cerâmicas. Também tivemos contato com fósseis dos dinossauros que habitaram nossa região a milhares de anos, tudo com orientação do Professor Gilmar juntamente com a guia do museu", destacou o acadêmico.

Participaram da visita os professores: Reinaldo de Arruda e Maria Auxiliadora, também do IFMT - Câmpus Avançado Diamantino

Fonte: Anna Clara Capistrano Lima ASCOM IFMT - DMT