Após eleição de representantes, CPA realiza primeira reunião, escolha de presidente e atividade de capacitação

Publicado por: Reitoria / 24 de Março de 2016 às 15:14

A Comissão Permanente de Avaliação (CPA) do IFMT realizou nos dias 21 e 22 de março suas primeiras atividades após as eleições de representantes dos segmentos docente, técnico-administrativo e discente que compõem a nova comissão. Na primeira reunião houve a escolha do servidor técnico-administrativo Elias Leite Pereira Júnior, do Campus São Vicente, para ser o presidente da Comissão; de Kamila Cristina Oliveira, do Campus Cuiabá - Bela Vista para a secretaria executiva; e foram escolhidos os representantes locais nos campi. Ainda neste dia, foi apresentado o histórico da Comissão, seu regimento e uma proposta de calendário.

Estiveram presentes à reunião os representantes eleitos em todos os campi, nos três segmentos. Todos participaram no segundo dia de uma Capacitação sobre Avaliação Institucional, onde puderam se aprofundar e tirar dúvidas sobre os instrumentos de avaliação de instituições de ensino superior. Esta capacitação foi proferida pela doutora Roberta Muriel, consultora educacional na área de avaliação institucional.

A CPA - A criação de uma Comissão Própria de Avaliação é preconizada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Todas as instituições de ensino superior, pública ou privada, deverão constituí-la e esta será responsável pela autoavaliação da Instituição considerando, obrigatoriamente, por dez dimensões institucionais, a saber: missão e plano de desenvolvimento institucional; política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão; responsabilidade social; comunicação com a sociedade; políticas de pessoal; organização e gestão da instituição; infraestrutura física; planejamento e avaliação; políticas de atendimento aos estudantes e; sustentabilidade financeira.