início do conteúdo

Astronomia: Alunas e docentes do Campus Avançado Sinop são premiados no DF

Publicado por: Campus Avançado de Sinop / 5 de Dezembro de 2022 às 11:18

O grupo para assuntos de Astronomia dos estudantes do IFMT Campus Avançado Sinop continua com suas atividades, tanto de observações astronômicas quanto de participação em projetos e programas de Ciência Cidadã na área, a nível nacional e internacional.

E 2022 foi um ano de novas conquistas. Os discentes e docentes participaram do projeto “Imagens do Céu Profundo”, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que é uma parceria entre o MCTI (Brasil), o International Astronomical Search Collaboration - IASC (NASA partner, EUA) e o Las Cumbres Observatory - LCO (rede mundial de telescópios, com sites nos dois hemisférios do planeta) através do programa internacional “100 Hours for 100 Schools” (100 horas para 100 escolas).

Mas a atividade que mais empolga e chama a atenção de todos é o Programa Caça Asteroides MCTI. Também é uma parceria entre o MCTI e o International Astronomical Search Collaboration (IASC, NASA Partner), com objetivo de popularizar a ciência entre cidadãos voluntários. Este programa é de abrangência nacional e internacional, e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT).

Nas campanhas em que o IFMT Campus Avançado Sinop participou em 2022, foram feitas 20 detecções de objetos (possíveis asteroides), que foram classificados como descobertas preliminares. Uma das equipes também ficou em 3º lugar na campanha de junho, obtendo a medalha de bronze em nível nacional). Também foram confirmadas as mudanças de status de preliminar para provisório de 3 objetos descobertos em 2021.

Os feitos renderam o convite para a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT que ocorreu na cidade de Brasília – DF, onde as alunas Cecília Gabriely Lorenzetti Squena, Isabelly Lima da Silva, Kenny Amabile da Rocha e Maria Eduarda Alves de Souza, e os professores Denis Alexandre R. Costa Negócio e Hélio C. Ornellas receberam as premiações com medalhas.

O momento foi de alegria, com a presença dos organizadores do programa no Brasil, da coordenadora-geral de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovações do MCTI, Silvana Copceski, e do fundador e diretor do IASC, Dr. Patrick Miller. Além da cerimônia de premiação, a equipe conheceu novidades científicas e participou de algumas das atividades disponíveis nos diversos estandes da SNCT.

O grupo também visitou pontos importantes da capital federal, como o Memorial JK, Esplanada dos Ministérios, Praça dos Três Poderes e ao Planetário de Brasília.

Os professores e as alunas agradecem aos esforços da instituição por possibilitar a viagem a Brasília, e dedicam a homenagem da premiação também ao IFMT.

A aluna Kenny Amabile da Rocha, conta que fazer parte do Caça Asteroide foi uma experiência incrível, "esse foi meu primeiro ano participando da campanha e graças ao Caça pude visitar Brasília, visitei também pessoalmente o planetário onde havia vastas informações e imagens referentes ao universo, satélites e maquetes de foguetes, vivi durante essa viagem momentos maravilhosos e é muito gratificante contribuir na disseminação do conhecimento científico."

Cecília Gabriely Lorenzetti Squena, relata ter aprendido sobre muitos assuntos além da astronomia, como física, biologia e química."Eu tive um asteróide preliminar, e a ansiedade é muito grande pela espera dele ir para provisório e futuramente poder nomear com um nome diferente."

"A experiência de participar de um evento tão grande e rico em conhecimento me fizeram ampliar minhas ideias, a entrega de medalha foi muito gratificante e me sinto honrada de poder ir à Brasília recebê-la", declara Isabelly Lima da Silva.

Maria Eduarda Alves de Souza diz que com a viagem ela conseguiu agregar novos conhecimentos e percepções de mundo,"Isto despertou ainda mais meu interesse pela astronomia e, com isso, tenho a certeza de que levarei esses dias em minha lembrança por toda a minha vida."

início do rodapé