IFMT Bela Vista sedia Seminário de Preservação do Modo de Fazer Viola de Cocho

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 7 de Agosto de 2023 às 11:06

O Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Cuiabá – Bela Vista promoveu, no último sábado (5), o 1º Seminário do Plano de Manejo das Espécies Vegetais usadas na Fabricação da Viola de Cocho.

O evento, organizado por servidores do IFMT, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio de sua Superintendência em Mato Grosso, contou com a participação de detentores do bem cultural, instituições parceiras e entidades da sociedade civil para discutir e desenvolver o Plano de Manejo da Viola de Cocho.

A ação faz parte do Plano de Salvaguarda do Modo de Fazer Viola de Cocho do Mato Grosso desenvolvido em 2021 pelo Iphan com ações a serem implementadas no período de cinco anos. Na programação, são estabelecidas metas para a continuidade do bem cultural, bem como a transmissão dos saberes relacionados a esse instrumento tradicional.

As ações educacionais são realizadas em parceria com o IFMT Cuiabá – Bela Vista, que, até o momento, promoveu o plantio de 30 mil mudas da espécie ximbiva em duas áreas: no Museu Dom Aquino Correia e no município de Diamantino.

"O seminário foi um chamamento aos municípios para firmar a intenção de auxiliar no projeto, determinando áreas de proteção para que seja possível fazer o plantio de mudas e garantir que essas mudas plantadas tenham segurança para se desenvolver," explicou a vice-presidente da comissão organizadora do seminário, Simone Caldeira da Silva.

Representantes de secretarias de Cultura e de Meio Ambiente do governo do estado e dos municípios de Diamantino, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio de Leverger, Várzea Grande, Barão de Melgaço, Cuiabá e Barra do Bugres assinaram uma Carta de Compromissos ao fim do evento.

Nas ações socioculturais do plano, serão fornecidas aos detentores diretrizes para as atividades a serem realizadas, possibilitando o acompanhamento do seu desenvolvimento e a garantia de recursos financeiros por meio de um Plano de Ação (PA). Além disso, o documento servirá como uma ferramenta para que os detentores busquem apoio autônomo de empresas e instituições públicas e privadas.

Uma das metas do Plano de Salvaguarda é estabelecer parcerias com o poder público e outras entidades que possam contribuir para a preservação do bem cultural.

Além de destacar a importância da participação ativa da comunidade local, de artesãos e cururueiros no processo de preservação da viola de cocho, o plano também prevê a realização de pesquisas e estudos sobre o bem cultural, visando a valorização dessa rica tradição.

Significado cultural

A Viola de Cocho recebe esse nome devido à técnica de escavação da caixa de ressonância em uma tora de madeira inteiriça, mesma técnica utilizada na fabricação de cochos para alimentar o gado. A confecção artesanal resulta em variações observadas de artesão para artesão, tornando cada viola única e carregada de significado cultural.

Com informações da Comunicação Iphan.