IFMT Bela Vista sedia Olimpíada de Matemática das Instituições Federais em maio

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 23 de Fevereiro de 2024 às 08:27

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá – Bela Vista está executando os preparativos para sediar a segunda etapa da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF 2023) que acontece entre os dias 24 e 26 de maio.

De acordo com o coordenador local da OMIF e presidente da Comissão Organizadora do Campus no evento, Maurino Atanasio, a expectativa é de pelo menos 800 participantes, entre estudantes e professores. “Destes, mais de 700 serão visitantes de todos os IFs do país”, destacou.

A OMIF é uma competição de matemática direcionada para alunos do ensino técnico integrado de nível médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira. A competição é realizada em duas etapas: a primeira na escola do candidato e a segunda em um campus da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica Brasileira a ser definido cada ano para sediar a olimpíada no ano subsequente.

O anúncio da nova sede foi feito pela Comissão Nacional em maio do ano passado durante o encerramento da segunda fase da Edição 2022, realizada em Fortaleza (CE).

A delegação do IFMT na OMIF 2022 incluiu estudantes e professores de 6 campi: Cáceres - Prof. Olegário Baldo, Várzea Grande, Cuiabá - Bela Vista, Confresa, São Vicente e Barra do Garças. Para este ano, serão 13 Campi de Mato Grosso participantes: Alta Floresta, Diamantino, Sinop, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Cuiabá – Bela Vista, Cuiabá – Octayde, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, São Vicente, Sorriso e Várzea Grande.

Além da realização da competição, o Campus Cuiabá – Bela Vista também alojará os estudantes participantes. Para a realização dos cursos e oficinas, o evento contará também com o apoio da Escola Estadual Professora Eliane Digigov Santana, que fica a alguns metros do Campus. Ao longo do evento, serão realizadas diversas apresentações artísticas regionais. “Nossa proposta é representar nossa cultura e nossos potenciais a todo o país”, destacou Maurino.

O coordenador destaca a importância da Olimpíada. “Não se trata apenas do processo pedagógico específico na área da matemática. Existe neste evento toda uma oportunidade de troca de experiências, fortalecimento de laços pessoais, culturais, acadêmicos e profissionais. Estamos trabalhando, com o apoio da Reitoria do IFMT e direção-geral do Campus, para fazer da OMIF um sucesso”.