Campus Cuiabá Octayde sedia etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Publicado por: Campus Cuiabá / 30 de Agosto de 2023 às 18:26

O campus Cuiabá Octayde sediou, hoje (30), a etapa regional presencial da XVII Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), com a participação de 17 equipes vencedoras das etapas teórica, simulação e virtual**,** realizadas em todo o estado nos meses de abril e maio. O evento reuniu estudantes do ensino médio, nível N2.

Em 2023 foram inscritos mais de 1.500 estudantes na OBR dos municípios de Cuiabá, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, entre outros. O campus Cuiabá Octayde participa da etapa final com 15 equipes compostas por estudantes do curso Técnico em Informática. A fase regional classifica a melhor equipe para participar da etapa nacional, que será realizada em Salvador, no mês de outubro.

Para a estudante Iara Fernandes, integrante da equipe Takagita que competiu com o robô Robson, a olimpíada ‘abre a mente’ para a área de robótica. “Participar da olimpíada prepara o aluno para conhecer novas aplicações da robótica e desperta o interesse pela área de computação”, explica.

Já o estudante Gustavo Bobato, da Escola Estadual Ângelo Nadim, do município de Lucas do Rio Verde, a participação na OBR representa uma experiência única. “Este ano eu evoluí muito, tanto na programação quanto na construção do robô e também estou mais entrosado com outros competidores. Isso é muito bom, pois a gente vai crescendo”, destacou.

De acordo com o coordenador estadual da OBR, professor do IFMT Cuiabá Octayde, Ronan Martins, a OBR é uma importante ferramenta na formação dos estudantes. “O ensino de robótica aumentou muito na educação porque, com a robótica, o estudante desenvolve habilidades para resolver problemas, aprende raciocínio lógico, a programar máquinas e entende como funciona. A robótica chegou para ficar”, finalizou.