Campus Pontes e Lacerda: Escritor Luiz Ruffato palestrará na premiação do concurso de produção de textos "O Poder da Palavra"

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 24 de Agosto de 2018 às 11:13

O escritor Luiz Ruffato será uma das atrações na solenidade de premiação do VII Concurso de Produção de Textos O Poder da Palavra, que acontecerá no dia 20 de setembro, às 18h, no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste. Ele proferirá a palestra intitulada: A leitura literária na sociedade atual,  tema  relacionado ao concurso,  destinado aos alunos das escolas das redes municipal, estadual, particular e estudantes do Campus Pontes e Lacerda.

Ruffato, eminente romancista brasileiro, é um escritor renomado não só no Brasil, mas em outros países. Suas obras já foram publicadas para o inglês, espanhol, italiano, polonês, dentre outras línguas. Sem contar o fato de que ele é presença constante em diversos eventos literários realizados no Brasil e no exterior. O autor tem reconhecimento também por publicar crônicas na website brasileira, do periódico espanhol El país: el periódico global, desde novembro de 2013. Uma parcela destas crônicas foi compilada em livro intitulado Minha primeira vez, lançado em 2014 pela “Arquipélago Editorial”.

Além disso, dois livros de Ruffato foram transpostos para o cinema: Estive em Lisboa e lembrei de você (2009) e O mundo inimigo (2005). O primeiro foi o que, inicialmente, teve sua adaptação como longa-metragem feita pelo diretor português José Barahona no ano de 2013 e o último integra a série narrativa intitulada Inferno Provisório, tendo suas gravações iniciadas em 2014 sob a coordenação de José Luiz Villamarim e com a participação dos atores Cássia Kis e Irandhir Santos. O romance Eles eram muitos cavalos, publicado em 2001, foi agraciado com o espetáculo denominado “Mire veja”, cuja estreia data de 2003, com direção de Pedro Pires e Zernesto Pessoa. Segundo os dados fornecidos no site da “Companhia do Feijão”, grupo que encenou a peça, foram recebidas as seguintes premiações: “Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte)”, de melhor espetáculo, e “Prêmio Shell”, pela concepção e criação do repertório.

Para a professora doutora Gislei Souza, coordenadora do projeto, “oportunizar aos estudantes o contato com um dos escritores mais proeminentes e premiados da literatura brasileira contemporânea, o qual se origina de família das camadas populares, serve como incentivo para demonstrar como a educação tem um papel fulcral na vida de um indivíduo”.

O Poder da Palavra: O Concurso de Produção de Textos O Poder da Palavra é realizado pelos professores da área de linguagem e colaboradores do Campus Pontes e Lacerda do IFMT, e  é voltado aos alunos de escolas públicas e privadas, de Ensino Fundamental, Médio e Técnico da Região do Vale do Guaporé, sem custo. Um dos objetivos épossibilitar aos participantes a apropriação de habilidades de produção escrita, de leitura e interpretação de textos .

O tema deste ano é “Demarcação das terras indígenas em Mato Grosso”, devido aos movimentos de afirmação identitária cada vez mais presentes no Estado. As inscrições podem ser feitas, sem custo, até o dia 25 de agosto, nas secretarias das respectivas escolas, conforme o preenchimento da ficha em anexo e as exigências do regulamento (estes documentos podem ser obtidos no site: www.plc.ifmt.edu.br).

Os alunos podem se inscrever no concurso com textos produzidos nos seguintes gêneros e categorias: Poesia – 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; Crônica -8º e 9º anos do Ensino Fundamental; Artigo de Opinião – 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Cada aluno poderá participar do concurso com apenas 1 texto original e na categoria equivalente.

Categoria: Artigo de Opinião

1º lugar: 1 bicicleta + placa de honra ao mérito (Ponto do Açaí)

2º lugar: 1 bicicleta + placa de honra ao mérito (Casa do Produtor)

3º lugar: 1 tablet + placa de honra ao mérito (Líder Contabilidade)