Campus Rondonópolis inicia parceria com a Fundação Uniselva para ampliação do ensino, pesquisa e extensão

Publicado por: Campus Rondonópolis / 27 de Junho de 2019 às 10:35

Começou a ser desenhada na quarta-feira (26) a parceria entre o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis e a Fundação de Apoio Uniselva. A reunião realizada entre a diretoria da Fundação e os servidores promete, em breve, render projetos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão com financiamento para atender um número maior de pessoas.

A Fundação Uniselva tem como missão apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão das instituições conveniadas, bem como prestar iguais serviços à sociedade em projetos de mesma área de abrangência, de interesse público ou coletivo. Com isso, pesquisadores podem ter recursos para melhorias de laboratórios e pagamentos de bolsas.

No Campus Rondonópolis já existem diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão sendo desenvolvidos, mas com o apoio financeiro, a ideia é ampliar as ações e melhorar os espaços de laboratórios para pesquisas.

De acordo com o presidente da Uniselva, o prof. Dr. Cristiano Maciel, atualmente o IFMT tem dois projetos em andamento pela Fundação e mais oito em andamento. E nos dois últimos anos a parceria entre as instituições estava passando pela fase de instalação o que envolveu questões burocráticas, mas que a partir deste ano vai iniciar a expansão e visita nos Campi para apresentação do órgão.

“Os professores são muito criativos e entusiasmados, mas não sabem como tornar o seu projeto de uma forma que envolva recursos financeiros, ampliar para comunidade e atender mais pessoas ou gerar mais resultados de pesquisa. Eu acho que a nossa missão nessa parceria é ampliar nossa visita nos campi e disseminar a possibilidade de executar esses projetos de forma financiada”, destacou Maciel.

O representante da Uniselva destacou ainda que o papel da Fundação não é tornar as Universidades e Institutos privados, mas sim, aproveitar as oportunidades das parcerias entre o público e privado para dar mais força às pesquisas que interessam a toda a sociedade, pois é dentro das Instituições de Ensino Superior (IES) que são produzidos os maiores conhecimentos e pesquisas de interesse público.

Para a diretora geral do Campus Rondonópolis, Laura Aoyama, a parceria com a Uniselva é uma porta que se abre para os servidores que desenvolvem projetos no Campus. E essa união só tende a trazer benefícios, pois com os cortes que estão sendo realizados e a redução do orçamento, a vinda de recursos financeiros de outras fontes proporcionará a continuidade dos projetos.

“Acredito que é uma porta que se abriu e agora nos resta trilhar esse caminho. No momento que vivemos de contingenciamento de recurso e diminuição do orçamento gradualmente durante os anos, ter a possibilidade de convênio de ofertar ensino, pesquisa e extensão através da fundação é uma forma não só de captação de recurso, mas de ofertar bolsa para os servidores e alunos. Só temos a ganhar com essa parceria, pois poderemos expandir os serviços para a comunidade”, disse Aoyama.

Além da reunião no IFMT, a equipe da Uniselva passou também pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), e nesta quinta-feira (27) está reunida com a equipe do IFMT – Campus Barra dos Garças e Universidade Federal de Mato (UFMT) Campus Barra do Garças.