Campus Tangará da Serra divulga duas pesquisas sobre comunicação empresarial

Publicado por: Reitoria / 4 de Agosto de 2022 às 16:43

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Avançado Tangará da Serra disponibiliza para à comunidade duas novas publicações sobre o comércio local: o Relatório de Pesquisa “Comunicação Empresarial e Inteligência Emocional: as estratégias de uma gestão eficiente” (2022) e o Manual Prático “Comunicação Empresarial: como construir relações de qualidade no trabalho e liderar equipes” (2022).

As publicações apresentam os resultados do projeto de pesquisa “A comunicação empresarial e a qualidade dos relacionamentos interpessoais no trabalho: um estudo das práticas comunicativas em empresas de Tangará da Serra-MT”, aprovados pelo Edital 50/2021, da Pró-reitoria de Pesquisa (PROPES), com bolsas de Iniciação Científica financiadas pela FAPEMAT, agência estadual de fomento para pesquisas.

O projeto foi coordenado pelo professor Dr. Adilson Vagner de Oliveira, docente do curso superior de Gestão de Recursos Humanos, e contou com a colaboração da Admª Katia Valeria de Lima Linck e das bolsistas Josenilda Maria da Silva e Lucirlene Pereira da Silveira, ambas acadêmicas do curso.

Segundo o prof. Adilson as duas publicações são produtos para a sociedade tangaraense. “A pesquisa científica deve sair da instituição e atingir a população, e para ela, foram elaborados esses materiais,” avalia o docente.

O primeiro é um relatório de pesquisa, com dados e informações coletadas no comércio local ao longo do ano de 2021 e contém informações importantes para estudantes, pesquisadores e, principalmente, para os gestores das empresas.

O segundo material é um manual para que os trabalhadores conheçam os princípios da comunicação empresarial a partir de uma discussão sobre inteligência emocional.

“É para que os profissionais do comércio possam conhecer as técnicas e desenvolver competências comunicativas e comportamentais significativas para a vida e para a carreira”, encerrou a docente.

Os materiais podem ser baixados gratuitamente nos links a seguir:

https://bityli.com/YbkVfg  - Relatório de Pesquisa

https://bityli.com/AzJsM - Manual Prático de Comunicação Empresarial