CONIF realiza reunião em Cuiabá junto à programação do IV WORKIF do IFMT

Publicado por: Reitoria / 9 de Agosto de 2016 às 17:33

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) reuniu-se nesta terça-feira (09/08), na cidade de Cuiabá-MT, durante a programação do IV WORKIF - Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso). Este evento acontece no Centro de Eventos Pantanal e reúne a produção principal dos estudantes do IFMT, através de apresentações em estandes, pôsteres, oficinas e palestras. A abertura oficial se dará nesta noite, com a palestra "A menina do Vale", com Bel Pesce.

O Conif é uma instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação, visando a valorização, o fortalecimento, a defesa e a consolidação das instituições da Rede Federal. Ela reúne os reitores das 41 instituições ligadas à Rede, que possui - ao todo - 644 unidades implantadas em todo o Brasil. Nesta reunião, a principal pauta discutida é a questão orçamentária, tendo em vista que se aproxima o prazo para que o Executivo entregue sua proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) para o Legislativo.

Segundo o presidente do CONIF, Marcelo Bender Machado, reitor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), "o País vive um momento difícil comparado aos avanços da última década, e o orçamento da rede está retraído aos patamares dos anos de 2012 e 2013, quando haviam matriculados metade dos alunos que atualmente a Rede possui", explicou o presidente. Ele afirmou ainda a importância da manutenção dos investimentos na educação profissional e tecnológica, que mantém uma Rede que passou por uma grande expansão e interiorização, com presença atualmente em mais de 10% dos municípios brasileiros. "A diminuição dos investimentos em educação profissional e tecnológica ´sangra o futuro´ do País, pois em nossas escolas estão os embriões da inovação e da mudança da própria economia brasileira", destacou.

O reitor do IFMT, José Bispo Barbosa, explicou a motivação para que a data da reunião do CONIF em Cuiabá coincidisse com a realização do IV WORKIF. "Marcamos esta reunião para debater os temas do Conif e também para que pudéssemos mostrar tudo que fazemos aqui no IFMT, com nossa produção científica, extensão, ensino e inovação, neste evento de porte nacional que é o WORKIF", afirmou o reitor. Ele destacou ainda que eventos nos moldes do WORKIF poderiam ser realizados em todos os institutos do País, e que isto fortaleceria ainda mais a educação profissional e tecnológica.

Machado, por sua vez, destacou que "a participação no IV WORKIF dos reitores presentes na reunião do Conif é um grande incentivo à todos gera uma contribuição mútua, considerando que para os reitores configura uma oportunidade de conhecer a política educacional ofertada pelo IFMT; também ganham aqueles que estão apresentando seus trabalhos, pois o alcance se torna ainda maior com a presença dos reitores.

O IV WORKIF - A quarta edição do Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação acontEce de 9 a 11 de agosto de 2016, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá-MT, com um público esperado acima de 4 mil pessoas, consolidando-o como o maior evento de educação tecnológica do Estado e um dos maiores do País. O WORKIF 2016 promoverá palestras, exposição de trabalhos de pesquisa e extensão, Feira de Robótica, Feira de Inovação, Mostra Cultural e Área Internacional.

Acesse o site do evento: https://workif.ifmt.edu.br

Marcadores: conif_2 workif_3