Docente do campus Primavera do Leste participa de evento sobre desenvolvimento sustentável em SP

Publicado por: Campus Primavera do Leste / 12 de Dezembro de 2022 às 09:30

Entre 22/11 e 05/12/2022, o docente Denis S. Nogueira participou da Escola de Ciências Avançadas São Paulo: Amazônia Sustentável e Inclusiva (SPSAS), em São Pedro - SP (https://spsas-amazonia.biota.org.br/). O evento organizado em comemoração aos 20 anos do programa Biota FAPESP contou com 35 palestrantes e 85 pesquisadores de diversas instituições de pesquisa, brasileiros e estrangeiros de renome internacional, especialmente da América Latina, abordando  temas de importância para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e de outros biomas brasileiros.

Foram discutidos temas como os efeitos das mudanças climáticas sobre a biodiversidade e serviços ecossistêmicos da providos pela Floresta Amazônica, sua importância para a regulação do clima na América do Sul e globalmente, o papel dos povos indígenas e quilombolas para a conservação da floresta, e alternativas sustentáveis para o desenvolvimento econômico das populações rurais e de centros urbanas da região. Adicionalmente, os impactos socioambientais das atividades agrícolas e outras atividades humanas no bioma Amazônia foram debatidos, incluindo o desmatamento, queimadas, mineração, hidroelétricas, extração ilegal de madeira, agropecuária irregular, violência ligado ao crime organizado, tráfico de drogas, grilagem de terras.

Também foram debatidas alternativas de uso sustentável para os recursos da Amazônia no Brasil e países vizinhos, como o corte seletivo de madeira de baixo impacto, bioeconomia extrativista, indústria 4.0 e biotecnologia de fármacos, cosméticos e óleos essenciais, sistemas agroflorestais enriquecidos com espécies nativas de valor comercial.

Foi realizada, ainda, uma visita a uma fábrica de cosméticos, onde foi possível acompanhar todas as fases de desenvolvimento de cosméticos. A empresa fez um convite ao docente do campus para propor ideias de projetos e concorrer a oportunidades futuras de financiamento.

O docente apresentou um painel resumindo o projeto "Construindo pontes para transições sustentáveis em agroecossistemas da Bacia do Rio das Mortes" submetido ao edital 018/2022 da Fapemat, por ele coordenado, e a partir disso foi convidado para algumas possibilidades de estágio de pós-doutoramento, firmando compromisso de colaboração/parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa, abrindo possibilidades de Pesquisa para os servidores do Campus Primavera do Leste na área de Meteorologia Aplicada.

Os participantes do evento foram convidados a escrever capítulos de um livro sobre as temáticas do evento a ser publicado no primeiro semestre de 2023. Além de todo o conhecimento e das várias parcerias, foi um momento de convívio com pesquisadores de excelência e de construção coletiva de soluções para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável no Brasil e nos países da América Latina.