IFMT Várzea Grande e Sudeco realizam vistorias 'in loco' em obras de MT

Publicado por: Campus Várzea Grande / 20 de Julho de 2023 às 19:17

Em convênio com a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste - SUDECO, servidores(as) e estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Várzea Grande realizaram vistorias in loco em várias cidades de Mato Grosso. Segundo a professora Sandra Maria de Lima, "esse projeto nasceu por meio das investidas do nosso Reitor, Prof.º Júlio Santos, em estreitar parcerias com outros órgãos, no caso a Sudeco, e isso é muito interessante, porque nós colocamos o IF realmente como um grande colaborador do nosso pedaço, do nosso estado".

"Então, a Sudeco, ela tem um corpo técnico limitado (quantitativamente) e ela é responsável por convênios, especialmente convênios na área de infraestrutura, para toda a região Centro Oeste, e esse corpo técnico tem suas limitações para fazer as vistorias, o acompanhamento dessas obras. Em janeiro de 2022, eles enviaram um ofício para o Instituto investigando se nós teríamos interesse em fazer uma parceria para realizar vistorias, avaliações físicas das obras destes convênios no estado de Mato Grosso". Assim sendo, "nós elaboramos o projeto 'Acompanhamento de obras de desenvolvimento regional no itinerário formativo da educação profissional' e tem sido exatamente isso que aconteceu: eram 31 cidades com obras a serem vistoriadas, essas cidades foram agrupadas em 12 rotas, e cada rota é executada por um técnico, servidor(a) do IFMT que tenha o CREA ou o CAU", explicou Sandra.

"Estão envolvidos nesse projeto a engenheira e Gabrielly Cristhiane Oliveira e Silva, o engenheiro Ivan Tocantins, o engenheiro Rafael Menezes, as arquitetas Larissa Medeiros, Mariane Batista de Lima Moraes Brandao Campos e Hellyda Sacal de Queiroz e eu, professora Sandra, como engenheira. A gestão do projeto está sendo realizada pela chefe do gabinete, Nádia Corinne e a gente tem outros técnicos administrativos, que estão colaborando na gestão financeira e logística: Renan Polizei, Matheus Magalhães de Souza, Thayna de Souza Padilha da Costa e Daniel de Carvalho Silva".

Sandra explicou, ainda, que, "cada uma dessas rotas a gente coloca dois alunos, que acompanham a execução dessa vistoria". "É muito interessante, porque nós vemos a obra concluída, mas para fazer essa vistoria, antes fazemos toda a análise documental e é uma riqueza de documentos, processos e aprendizagens, e a gente vai passando isso tudo para os nossos alunos e vemos como eles se interessam e como conseguem compreender melhor todo o leque que se abre para os profissionais da área da construção civil".

"Nós temos 22 alunos que foram selecionados por meio de edital, dos cursos técnicos de edificações e desenho de construção civil e, além da visita da execução da obra, é interessante porque, neste transcurso, a gente vai trocando experiências de vida com os alunos, vamos escutando e aprendendo mais qual é a realidade deles e também aproveitamos as belezas do nosso estado. É um misto de aprendizado, de trabalho que alegra muito todos nós, servidores envolvidos nesse projeto, porque a gente realmente faz a extensão, trazendo o bem para as pessoas, e nos capacitando, nos atualizando do mundo do mercado de trabalho".

"O projeto teve um trâmite com um monte de vai e vem e nós conseguimos realmente começar a execução das rotas em maio desse ano e vamos encerrar o projeto em dezembro. O produto final, as entregas desse projeto, são os próprios laudos que entregamos para a Sudeco mas, também, ao final, no WorkIF desse ano, vai ter uma sessão especial onde os nossos alunos, aqueles que acompanharam as rotas, vão apresentar o resultado dessa experiência", finalizou Sandra.

O estudante Fabio Junio, juntamente com a professora, Arquiteta e Urbanista Larissa Medeiros, fizeram as vistorias de algumas obras: "A primeira vistoria foi em Nova Canaã do Norte-MT e o objetivo foi vistoriar uma construção de galeria dupla e tripla celular em concreto, com medida de (3,0x3,0m) e com 12 metros de comprimento cada". "Em Itaúba-MT, vistoriamos uma feira, e também a implantação de pavimentação na Rua do Agricultor e Avenida Irmãos Bedin. Em Nova Guarita, vistoriamos galerias dupla e tripla celular em concreto na estrada União, cada bueiro com sua medida de (3,0x3,0m) e com 12 metros de comprimento cada", explicou Fabio.

Segundo Alcides José de Moraes Neto, estudante do 6° semestre de Edificações, "a experiência adquirida durante o projeto é algo que realmente agrega aos alunos como futuros técnicos, além de dar uma visão mais profunda aos mesmos com relação a profissão em si". "Acredito também que é uma oportunidade única dos alunos viajarem entendendo mais sobre o ofício e criarem laços com os profissionais do campus, o que, no final, eles levarão como memórias e aprendizados e comentarão com seus familiares o que pode vir a incentivar conhecidos a também cursarem o ensino técnico no IFMT", afirmou Alcides.

SAIBA MAIS: Sudeco aprova R$ 36,8 milhões em investimentos para os estados de MT e MS