Emoção marca comemoração dos 110 anos do campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva

Publicado por: Campus Cuiabá / 23 de Setembro de 2019 às 11:30

O Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva realizou pela manhã a solenidade de comemoração dos seus 110 anos de criação com uma solenidade que contou com o hasteamento de bandeira sob a execução do Hino Nacional pela banda de Música da Polícia Militar, bolo de aniversário e homenagem ao ex-professor do campus e músico Cuiabano, João Batista Jesus da Silva, o mestre Bolinha.

A solenidade marcou também os 110 anos de implantação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, cujo campus Cuiabá foi uma das três primeiras unidades do país a entrar em funcionamento. “Pertencer a uma instituição com essa história, que desde sua origem vem cumprindo o importante papel de educar para vida e para o trabalho, é motivo de muito orgulho para nós”, afirmou emocionado o diretor-geral, professor Cristovam Albano.

Albano relatou ainda em seu discurso, toda a trajetória histórica do campus e agradeceu a equipe de gestão, aos servidores e aos parceiros pelos 110 anos. “Poucas instituições no mundo tem esse tempo de vida, com essa história significativa de trabalho e contribuição para com a sociedade. Isso só é possível com uma equipe competente, servidores compromissados, além de bons parceiros”, frisou o diretor-geral.

Presente na solenidade o professor Willian de Paula, ex-aluno do campus e reitor do IFMT, também destacou a importância da instituição na formação de várias gerações desde 1909. “Este campus é responsável pela formação de diversas gerações de pessoas trabalhadoras que fizeram e fazem a diferença em nossa sociedade. Ter sido aluno desta casa, depois professor e agora reitor. É motivo de grande alegria”, afirmou Willian.

Durante o evento o refeitório foi reinaugurado e recebeu o nome do músico Bolinha, como reconhecimento do campus ao trabalho desenvolvido por 30 anos pelo professor João Batista Jesus da Silva que trabalhou na instituição ministrando aula de música. “Estamos muito felizes com mais essa homenagem ao Bolinha que deu aula nesta escola e vinha pra cá com muita alegria, chegava em casa radiante depois das aulas”, afirmou a senhora Santina da Silva, viúva do músico.

A solenidade contou também com presença do general de brigada, Fernando Dias Herzer, comandante da 13º Brigada de Infantaria Motorizada, que representou o Exército Brasileiro cuja parceria com o IFMT através de um Termo de Cooperação Técnica está qualificando profissionalmente dezenas de militares nos diversos campi do instituto.

Compareceram também o pró-reitor de extensão Marcus Taques; o diretor-geral do Campus Bela Vista, Deiver Teixeira; a presidente do SICOOB Aifa Naomi; a diretora da escola Cooperar, professora Elcina de Paula; servidores e alunos do campus, além de familiares e ex-alunos do músico Bolinha que hoje compõe a banda de Música da PM.