Estação meteorológica do INMET é instalada no Centro de Referência de Campo Verde

Publicado por: Campus São Vicente / 9 de Novembro de 2023 às 14:19

Uma estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) foi instalada no IFMT São Vicente Centro de Referência de Campo Verde (CRCV).

No Brasil, o INMET administra mais de 750 estações meteorológicas distribuídas entre seus 6 Distritos de Meteorologia, cobrindo todo o território nacional.

Esta estação instalada no Centro de Referência é do tipo automática, que a cada hora capta dados como: precipitação, umidade, pressão, direção e velocidade do vento, temperatura máxima e mínima.

O equipamento, antes localizado no parque de exposição do município, foi instalado no CRCV por motivo de segurança, afirma o professor Alexandre Perozini, agora responsável pela estação, já que ministra a disciplina de Agrometeorologia no curso de Agronomia.

“É importantíssima essa parceria com o INMET para disponibilizar estes dados meteorológicos para a comunidade e, em especial, para os produtores rurais”, enfatiza o professor.

Utilizando-se de placas solares, nesta estação as medições são feitas de forma automática e enviadas via satélite para o INMET.

A partir da coleta dos dados nas estações, são feitas simulações em supercomputadores, que os processam em modelos numéricos desenvolvidos para avaliar como se comportará o tempo num intervalo de até 174 horas à frente.

As informações sobre o tempo são utilizadas por diversos setores, com diversas finalidades, por exemplo:

a) Agricultura: garantia de uma boa colheita;

b) Marinha: proteção dos marinheiros, dos navios e dos passageiros;

c) Aeronáutica: proteção e segurança dos pilotos, das aeronaves e dos passageiros;

d) Pesca: condições favoráveis e seguras à pesca; e

e) Turismo: garantia de um passeio e de uma viagem feliz e tranquila.

Qualquer pessoa pode acessar os dados das mais de 750 estações meteorológicas, acessando https://mapas.inmet.gov.br/