Estudantes de São Vicente estão na final da Olimpíada Nacional de História do Brasil

Publicado por: Campus São Vicente / 13 de Agosto de 2024 às 15:51

Foram mais de 150 mil inscritos de todo o Brasil. De Mato Grosso, apenas três equipes chegaram à final

Estudantes do 1º ano do curso Técnico em Agropecuária do IFMT São Vicente se classificaram para a grande final da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), que acontecerá na Unicamp, em Campinas, no dia 24 de agosto.

A equipe de São Vicente, que participou com sucesso e foi aprovada nas seis primeiras fases da olimpíada é denominada “Filhos de Medusa”, e formada pelos alunos Guilherme Oliveira Cavalcante, Rodrigo Santana e Luany Cristiny Costa Nunes, orientados pela professora Pâmela Ferreira.

Foram mais de 150 mil inscritos na Olimpíada de todo o Brasil. De Mato Grosso, apenas três equipes chegaram à final, das 480 que se inscreveram.

De acordo com a professora Pâmela, é a primeira vez que participa de uma olimpíada com alunos, e esta equipe foi a única de São Vicente inscrita. As etapas online, “foram fases dialogadas em reuniões das quais fazíamos semanalmente, e apenas s de melhor rendimento foram aproveitadas e classificadas para a fase final”, explica.

“Tenho uma grande expectativa com o grupo, eles estão muito bem preparados”, enfatiza a professora.

A 16ª edição registrou número recorde de inscritos. A competição teve início em maio, com 51.237 equipes de todos os estados do país.

Foram realizadas seis fases online, com duração de uma semana cada. A final presencial ocorrerá nos dias 24 e 25 de agosto, na Unicamp, em Campinas (SP).

A ONHB
A participação na ONHB ocorre em equipes formadas por um professor de História e três alunos do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) ou Médio.

As provas são compostas por questões de múltipla escolha e realização de tarefas. O conteúdo apresentado nas questões permeiam, além da História do Brasil, assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades etc. O formato oferece aos estudantes e professores a oportunidade de discutir temas que nem sempre são abordados em sala de aula ou estão presentes nos livros didáticos.