Estudantes de Secretariado realizam evento com mulheres que atuam em profissões tradicionalmente masculinas

Publicado por: Campus Cuiabá / 15 de Março de 2024 às 16:31

Quais os principais desafios que uma mulher enfrenta em um ambiente de trabalho predominantemente masculino? Esta e outras perguntas foram respondidas na manhã de quarta-feira (13 de março) na mesa-redonda “Quebrando barreiras: mulheres em profissões predominantemente masculinas”, realizada pelas estudantes do 3º B do curso Técnico em Secretariado.

As estudantes Lauane, Raissa, Rafaela, Sofia, Stephanie e Talita promoveram a mesa-redonda e ficaram com a responsabilidade de planejar todo o evento, fazer o convite às palestrantes e realizar o cerimonial.

A mesa-redonda foi composta pela tecnóloga em construção do IFMT Elisangela Carla França, a estudante de Engenharia Civil Raissa, a oficial do exército Karina e a soldado do Corpo de Bombeiros Camila Trevisol.

Segundo a estudante Sofia, a escolha das palestrantes e a oficialização do convite foram os momentos mais desafiadores durante a atividade de preparação do evento. “O principal desafio foi o convite às convidadas militares porque existe uma hierarquia dentro do ambiente militar e também tem a disponibilidade da pessoa. Tivemos que enviar um ofício informando sobre o evento e fazer uma solicitação formal”, explica.

Outro ponto desafiador foi o pouco tempo para produzir a mesa-redonda. “Foi muita correria porque não tínhamos muito tempo, tivemos menos de um mês para organizar tudo. Além disso, tem toda a papelada, ofício para enviar, projeto para enviar, então é muita coisa”, conta a aluna Talita.

Durante a mesa-redonda, as convidadas compartilharam um pouco da experiência, as escolhas e desafios que tiveram que enfrentar para conquistar o sucesso profissional. A tecnóloga Elisangela, que antes de ingressar no IFMT atuou no Exército Brasileiro e teve que liderar a execução de uma obra na BR-163, dividiu com os alunos os principais desafios encontrados.

“A área de construção é uma área perigosa, uma obra é perigosa e a construção civil ainda é muito machista. Então, eu recomendo que as meninas busquem sempre muito conhecimento, qualificação naquilo que querem realizar para ter competência técnica para superar essas dificuldades”, explicou.

De acordo com ela, eventos como esse são importantes para orientar os estudantes que ainda estão fazendo a escolha profissional. “Eu acredito que é muito importante para nossas adolescentes, especialmente as alunas do ensino médio que estão tentando identificar qual é o rumo que querem dar para a sua vida profissional. As barreiras, eu acredito que a gente ainda encontre, infelizmente, mas existem possibilidades para a superação delas”.

Outra participante que despertou a curiosidade dos estudantes foi a bombeira militar Camila Trevisol, que é soldado do 1º Batalhão Bombeiro Militar de Cuiabá. Isso porque a jornada até se tornar militar, que abrange desde os estudos para a prova, a aprovação no concurso e o teste de aptidão física, é longa e intensa.

“Um dos pontos principais da minha carreira é estar sempre pronta, com aptidão e também sempre demonstrar que a gente é capaz. Então, se qualifiquem, estudem, estejam preparadas para quando alguém tiver alguma dúvida, você estar pronta para responder e tomar uma decisão. É importante para que saiba atuar naquele momento”, orienta.

A militar também comentou sobre a alegria em poder influenciar e mostrar, principalmente, para as meninas que todas podem alcançar os seus objetivos. “É muito importante influenciar e mostrar que as mulheres podem estar onde elas quiserem, fazer o que quiserem. Além disso, dar orientação aos jovens para o futuro, para que possam escolher uma carreira lá na frente, é muito bom”.

A mesa-redonda é uma atividade desenvolvida pela docente Amarilia Mathilde da Silva na disciplina de Técnicas Profissionais III, com o objetivo de praticar e aprofundar o conteúdo relativo à organização de eventos, execução de cerimonial e protocolo.