início do conteúdo

Estudantes promovem palestra sobre violência contra a mulher no IFMT Octayde

Publicado por: Campus Cuiabá / 12 de Março de 2024 às 15:58

Seis estudantes do 3ª ano A do curso Técnico em Secretariado promoveram na manhã desta segunda-feira (11), na Sala de Projeções, uma palestra com o tema “Violência contra as mulheres e as políticas públicas”, com a pesquisadora Lucineia Soares da Silva.

A proposta de realizar uma palestra veio da docente Amarilia Mathilde da Silva, que ministra a disciplina de Técnicas Profissionais III, com o objetivo de praticar e aprofundar o conteúdo relativo à organização de eventos, execução de cerimonial e protocolo. 

“Nós trabalhamos em uma instituição pública, federal, que tem como perspectiva a integração de conhecimentos teóricos com conhecimentos práticos, para que eles possam implementar isso no cotidiano, lá na vida profissional. Estamos no mês de março e a temática sobre violência contra a mulher vem com esse intuito de possibilitar essa reflexão. Então não é só a técnica pela técnica, não é só saber organizar um evento, mas é também saber organizar um evento que possibilite a reflexão”, explica a professora. 

As estudantes responsáveis pela palestra foram as alunas Alana, Talita, Estefani, Maria Rita, Gabriele Martins e Ana Beatriz, que desenvolveram o evento a partir do tema sugerido pela professora. 

“O tema foi dado pela professora. Já a escolha da palestrante foi decidida em grupo, com a ideia da Maria Rita de chamar a amiga da mãe dela, que é palestrante e militante da causa. Nós achamos que seria uma ótima pessoa para falar sobre esse tema”, explica Alana.

Com relação ao tema proposto, a estudante afirma que é importante debater, visto que esclarece aos colegas que algumas atitudes podem ser tipificadas como violência.

“É sempre bom a gente ter uma palestrante que entende do assunto, pois traz mais sabedoria para a gente. Coisas que nem imaginávamos, ela trouxe. Algumas das violências mencionadas, eu nem sabia. Eu poderia estar passando por isso e não estar sabendo, então ela trouxe isso para a gente”, analisa. 

Lucineia é servidora pública da Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso, graduada em Ciências Econômicas, mestre em Política Social, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e doutora em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Além disso, é egressa do Campus Cuiabá Octayde, com formação técnica em Secretariado, que concluiu na antiga Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETFMT). De acordo com ela, voltar ao campus para falar sobre um tema tão importante é motivo de muita alegria. 

“Eu aceitei o convite porque sou filha da casa, sou técnica em Secretariado da turma de 90 e é muito bom voltar à Escola Técnica falando de um assunto do meu dia a dia de militância, tão importante, especialmente no estado que moramos, que é o que mais mata mulheres no Brasil”, salienta.

Para a palestrante, o combate começa por meio do diálogo e o ambiente escolar é imprescindível neste processo. “Os estudos demonstram que a educação é o caminho, então a gente tem que inserir na educação a questão da igualdade de gênero, a questão da violência e do racismo porque a gente só vai conseguir ter uma sociedade mais justa, igualitária se isso estiver na educação”, afirma. 

“Se não começarmos a colocar isso em nosso dia a dia, no diálogo, passando uma informação qualificada para que elas entendam quais são os tipos de violência, como acontece em nossas relações sociais, que não é natural, e sim, uma construção social, vamos conseguir reduzir, no futuro, a violência contra a gente”, pontua.

Participaram do evento, os estudantes do 1º A e B e 3º A do curso técnico em Secretariado.

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT