Fogo! Combate a incêndio é tema de treinamento no IFMT-Campus Campo Novo do Parecis

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 19 de Junho de 2019 às 11:00

Saber como se comportar diante de um incêndio é fundamental para todos, estejam em um ambiente de trabalho, escolar ou em casa. Se combatido o mais rápido possível, um incêndio pode salvar vidas e bens, assim como também evitar sua propagação para outras áreas ao redor do local que iniciou o fogo.

Pensando nisso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT) campus Campo Novo do Parecis solicitou ao Corpo de Bombeiros a realização de treinamentos de Prevenção e Combate a incêndios e Atendimento Pré Hospitalar (APH) para os alunos internos da instituição.

Atendendo à demanda, nos dias 14 e 15 de junho, 59 alunos internos do campus Campo Novo do Parecis participaram dos treinamentos executados pelos instrutores Soldado Itagene Júnior, Soldado L. Chaves, Soldado Grageu e Soldado Lente. “A capacitação objetivou instruir os alunos para agirem em situações de emergência, em que seja necessário aplicar os conhecimentos e procedimentos de avaliação, abordagem e identificação de problemas que comprometam a vida”, explicou o Coordenador de Alojamento e Enfermeiro do campus, Hélcio de Souza Júnior.

Durante os treinamentos, os residentes foram orientados sobre como prevenir e proceder em casos de incêndios em diversos tipos de ambiente. Houve, inclusive, simulação de um ambiente com fumaça, na prática. Tiveram conhecimento sobre os tipos de extintores e em quais situações cada um deve ser utilizado. Além disso, foram orientados acerca da classificação das queimaduras e quais os cuidados devem ser tomados. Em relação ao APH, o principal ponto abordado foi sobre como identificar e, principalmente, como agir, em caso de uma parada cardiorrespiratória. Todo o treinamento foi teórico e prático. “Os treinamentos foram importantes para capacitar nossos alunos residentes, de forma teórica e prática, para atender com brevidade e com técnica os casos de primeiros socorros e os princípios de incêndios de forma a extingui-los ou diminuir a propagação até a chegada de socorro especializado”, salientou Souza Júnior.

O curso teve como público-alvo os alunos internos, que residem no IFMT campus Campo Novo do Parecis. A capacitação ocorreu na instituição. Na sexta-feira, 14 de junho, foram contemplados os alunos dos primeiros anos e, no sábado, 15 de junho, os alunos dos segundos e terceiros anos. “Esse treinamento é importante para conscientizar nossos alunos sobre a relevância de se estar preparado e pronto para agir em situações de risco”, findou o Diretor-Geral do campus, Fábio Luis Bezerra, agradecendo a disponibilidade e presteza do Corpo de Bombeiros, ao proporcionarem o treinamento aos alunos.

Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis