Fortalecer parceria em projetos e atividades de pesquisa e inovação entre MCTI e IFMT

Publicado por: Reitoria / 6 de Outubro de 2023 às 16:34

A audiência entre o reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Julio César dos Santos e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, realizada nesta quarta-feira (04), em Brasília, foi destaque no site de notícias do governo federal.

Leia a íntegra da notícia, abaixo:

Foto: Rodrigo Cabral

Fortalecer a parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) em projetos e atividades de pesquisa e inovação. Esse foi o principal tema do encontro entre a ministra Luciana Santos e o reitor do IFMT, Julio César dos Santos, nesta quarta-feira (4).

Com mais de 30 mil alunos matriculados em 19 unidades distribuídas pelas principais cidades do estado de Mato Grosso, o IFMT já desenvolve ações com a colaboração da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao MCTI.  “Não tenho dúvida de que os institutos federais são estratégicos no projeto deste novo governo de transformar o Brasil em um país com justiça social e desenvolvimento. Isso se faz com educação, tecnologia, pesquisa e inovação”, afirmou o reitor da instituição.

A ministra Luciana Santos reforçou que a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação, ganharam um grande impulso com a recomposição dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) no governo do presidente Lula. “O Brasil voltou. Estamos retomando mais de 40 políticas públicas e 10 editais serão lançados com programas estratégicos para o desenvolvimento do país”, disse a ministra.

Workshop

Durante o encontro, o reitor do IFMT convidou a ministra para participar do VIII Workif (Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação), de 25 a 27 de outubro, em Mato Grosso. O evento vai ocorrer de forma híbrida, com foco em empreendedorismo e inovação, e contará com palestras, mesas-redondas, cursos de capacitação e a participação de instituições nacionais e internacionais dos setores público e privado.

“Na concepção do IFMT, o empreendedorismo e a inovação são indissociáveis do ensino e fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico, a geração de emprego e renda e a busca de soluções para os problemas sociais que a nossa sociedade enfrenta”, apontou Júlio César dos Santos.

Marcadores: ifmt_1