IFMT abre 232 vagas em cursos técnicos para quem já terminou o ensino médio

Publicado por: Reitoria / 20 de Junho de 2024 às 09:44

A classificação será baseada na média final das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática
dos 1º e 2º anos do Ensino Médio.

Estão abertas as inscrições para 232 vagas em cursos técnicos do IFMT para quem já terminou o ensino médio. Os cursos tem média 1,5 anos de duração. Não haverá prova,  a seleção dos estudantes é pela média das notas de português e matemática 1º e 2º ano do Ensino Médio ou do provão.

As vagas, 232 vagas ao todo são para os campi de Cáceres - Prof. Olegário Baldo, Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva, Confresa, Primavera do Leste, São Vicente e São Vicente - Centro de Referência Jaciara, conforme o Edital 031/2024 que pode ser conferido em anexo.

No campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo, as vagas são para o curso Técnico em Agropecuária (40 vagas). Em Cuiabá no campus Cel. Octayde Jorge da Silva, para os cursos técnicos em Eletrotécnica (25 vagas), e Eletrônica (25 vagas). Já em Confresa, as vagas são para o curso técnico em Zootecnia (40 vagas).

Ainda há vagas para o campus Primavera do Leste, para o curso de técnico em Manutenção Aeronáutica em Célula (32 vagas) e para o campus São Vicente, estão sendo disponibilizadas vagas para o curso técnico em Zootecnia (35 vagas) e no Centro de Referência de Jaciara para o curso de técnico em Brinquedoteca (35 vagas).

Para se inscrever, serão necessários os seguintes documentos:
a) CPF;
b) Documento oficial de identificação; para candidatos estrangeiros, o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE);
c) Histórico escolar do ensino médio (ou documento escolar oficial equivalente, assinado e carimbado pelo diretor e/ou secretário da escola).

Também serão aceitos certificados e históricos digitais, desde que estes tenham a informação do código e endereço de validação.

O candidato deverá preencher, eletrônica e corretamente, todos os itens do formulário de inscrição, anexar o histórico escolar do ensino médio e também os documentos referentes às cotas, caso seja cotista. Caso o candidato opte pela ampla concorrência enviará apenas o histórico escolar.

Todos os candidatos devem preencher os dados do questionário socioeconômico, disponibilizados pelo Sistema SGC, no site https://seletivo.ifmt.edu.br.

Após preencher o questionário eletrônico, o candidato deverá imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 50,00 (cinquenta reais).  O pagamento da taxa deverá ser feito preferencialmente no Banco do Brasil ou em bancos postais.

O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição ocorrerá entre 18 de junho a 18 de julho de 2024. O IFMT oferecerá o benefício de isenção da taxa de inscrição aos candidatos que preencherem, cumulativamente, todos os requisitos listados no edital (confira no item 4.1 do edital).

A seleção será por meio da análise curricular (do histórico escolar) dos 1º e 2º anos do ensino médio do candidato, via Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). Nos casos de cursos técnicos integrados, os componentes curriculares técnicos não serão computados.

A classificação acontecerá segundo a média final referente às disciplinas de língua portuguesa e matemática do 1º e 2º ano do Ensino Médio, conforme critérios de avaliação especificados no edital. A seleção será classificatória, e as chamadas obedecerão à ordem decrescente de classificação, ou seja, da maior nota para a menor.

A matrícula, para todas as chamadas que vierem a ocorrer, será realizada de forma presencial no Setor de Registro Escolar do campus para o qual o candidato concorreu à vaga e foi aprovado. A matrícula deverá ser efetuada pelo candidato, pessoalmente. Não será considerada a documentação de matrícula encaminhada por e-mail.

As matrículas dos aprovados (1ª chamada) serão realizadas dos dias 06 a 10 de janeiro de 2025, de forma presencial por ordem de chegada do candidato no campus. Conforme dias e horários disponíveis no Quadro 4 (confira no item 10.1 no edital) e de acordo com publicação dos aprovados no resultado final do processo seletivo.

Dúvidas e eventuais problemas deverão ser encaminhadas para o e-mail: proen.dpi@ifmt.edu.br

Para mais informações, leia atentamente o Edital 031/2024 e seus anexos no site https://seletivo.ifmt.edu.br/