IFMT aprova projetos de pesquisa Laboratórios Multiusuários e receberá mais de R$ 3,5 milhões

Publicado por: Reitoria / 2 de Setembro de 2022 às 16:24

Juntos, os campi São Vicente e Cuiabá Octayde foram contemplados com recursos da ordem de mais de 3,5 milhões de reais para ampliar e consolidar os laboratórios dos dois campi.

Uma articulação da pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPES) com os campi do IFMT resultou na aprovação de dois projetos no Edital FAPEMAT nº 009/2022 - Laboratórios Multiusuários de Mato Grosso, que tem como objetivo apoiar projetos de consolidação de Laboratórios Multiusuários em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado.

Foram aprovados os projetos “Laboratório Experimental Agronômico - Sustentabilidade como estratégia competitiva: sistemas integrados de produção” do Campus São Vicente e “Atualização Tecnológica no Laboratório Multiusuário de Computação (LMC) do IFMT/CBA-OJS” do Campus Octayde Jorge da Silva. Os respectivos projetos estão nas áreas estratégicas Serviços Agroambientais e Serviços Tecnológicos e Computacionais.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Epaminondas de Matos Magalhães a aprovação dos projetos de consolidação de laboratórios multiusuários permitirá a ampliação das pesquisas, e possibilitará o acesso por diferentes instituições.

Magalhães destaca a importância dessas iniciativas no fortalecimento das pesquisas e da pós-gradução, como também uma maior aproximação da comunidade na prestação de serviços especializados.

“Foi um trabalho de força, realizada durante as férias docentes e a Propes parabeniza as equipes de elaboração por esta aprovação, bem como a própria equipe da Pró-reitoria que auxiliou durante está processo, nas orientações necessárias”, afirmou o pró-reitor.

O professor Ed Wilson Tavares Ferreira explicou que o projeto de atualização do Laboratório Multiusuário de Computação (LMC), de abordagem interdisciplinar com as áres da Computação, Educação e Engenharia, tem por objetivo principal o melhoramento do parque tecnológico do ambiente computacional instalado no IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva.

"A renovação dos equipamentos contribuirá com a melhoria dos serviços especializados oferecidos pelo campus para a comunidade e favorecerá a integração do ensino, pesquisa e extensão com a consolidação do LMC e com a disponibilização de acesso aos alunos e servidores da instituição", avaliou o docente.

Para saber mais acesse:

Marcadores: ifmt_1