IFMT e Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia assinam Protocolo de intenções

Publicado por: Reitoria / 7 de Março de 2023 às 17:19

No segundo dia da Missão Internacional, o reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Julio César dos Santos, acompanhado dos diretores-gerais dos 19 campi e de representantes do governo do Estado de Mato Grosso e do Senado Federal assinou com o ISLA Gaia (Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia) o Protocolo de intenções para estabelecer uma parceria para Mestrado em Engenharia de Tecnologia, com 10 vagas, para capacitação e futura atuação dos servidores no Centro de Desenvolvimento de Software e Robótica, cujo projeto de criação encontra-se em andamento.

O documento, assinado na sede da ISLA Gaia, na cidade portuguesa de Vila Nova de Gaia, consiste, ainda, em propor projetos específicos em termos de intercâmbio internacional, ensino, pesquisa, extensão e serviços à comunidade a serem conduzidos por ambas as organizações.

Durante as apresentações públicas das duas instituições o reitor do IFMT citou as parcerias estabelecidas com o governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Fapemat, com o Senado Federal e a Fundação Uniselva, que contribuem para o desenvolvimento dos processos da instituição.

“Temos o apoio do governo do estado desenvolvendo o projeto de criação do Centro de Robótica e Desenvolvimento de Softwares. Gostaria de dizer do nosso grande interesse no estabelecimento de parcerias com vocês na área de tecnologia, de troca de experiências, de mobilidade acadêmica, tanto de estudantes quanto de servidores nessa área que o Instituto vai passar a investir fortemente a partir deste ano”, afirmou Julio.

"De fato é sempre importante cooperar já que somos muito pequenos e a única forma de estar no ensino superior não pode ser orgulhosamente sós. Temos de cooperar uns com os outros, participar em projetos a nível de formação, de investigação, enfim, há aqui muita coisa que pode ser feita com este novo parceiro lusófono”, afirmou o presidente da ISLA Gaia, António Lencastre Godinho.

Para o professor Carlos Miguel Oliveira, diretor da Escola Superior de Gestão em ISLA, o futuro é sempre trabalhar em parceria, "já que de forma isolada nunca fazemos nada na vida".

"Os primeiros passos que podemos dar são mais na área dos trabalhos em conjunto, investigação, parcerias, projetos. Na área da relação acadêmica, dos cursos temos que trabalhar em conjunto porque seja o sistema brasileiro, seja o nacional português podem colocar entraves do ponto de vista da partilha de informação das unidades curriculares, mas nada que não se ultrapasse. Portanto, acho que efetivamente temos aqui caminho aberto para explorar a área da tecnologia da forma mais proveitosa para ambas as partes”, afirmou Carlos.

Novas parcerias

O diretor manifestou o desejo de conhecer pessoalmente o Instituto Federal de Mato Grosso e se mostrou aberto para também intermediar novas parcerias em diferentes áreas de trabalho, pesquisa e integração com outras unidades do grupo.

“Somos uma escola pequenina, mas caso vocês também tenham a necessidade de trabalhar outras áreas diferenciadas que não sejam as nossas passem-nos a informação. Nós vemos dentro das escolas do grupo são várias. E como o grupo, devemos ser quase 25 mil estudantes. Estamos espalhados pelo país e somos geridos de forma autônoma. Temos autonomia plena nas nossas decisões, no caminho que tomamos. Por isso, caso haja outras áreas de trabalho ou de investigação de integração devemos cobrir quase todas, até veterinária”.

Paulo Furtado, coordenador do gabinete de Relações Institucionais e Mobilidade do ISLA disse que encontrou muitos pontos em comum, pontes interessantes entre as duas instituições entre os vários departamentos e com a língua comum tudo será mais facilitado para o futuro.

“Foi a primeira vez que recebemos uma comitiva tão numerosa de parceiros com quem queremos realmente negociar coisas muito positivas para o futuro. No fundo, essa visita técnica é de amigos que vão certamente estabelecer contatos muito brevemente para concretizar ideias e propostas para enfrentar desafios em conjunto. Para nós o mais importante é ter parceiros em quem confiamos para podermos avançar e ajudar também esses parceiros a avançar no seu caminho”.

“Tudo o que foi exposto é de extrema importância para nós. Depois das reuniões de hoje tenho a certeza que muito em breve estabeleceremos protocolos mais específicos para desenvolver ideias mais concretas e será muito positivo para uma instituição e para a outra”, reforçou.

O evento contou com a participação do diretor da Escola Superior de Gestão, Carlos Miguel Oliveira, do diretor da Escola Superior de Tecnologia, José Joaquim Moreira, do diretor do Centro de Investigação, Firmino Silva, e ainda do coordenador do departamento de Formação Avançada e Prestação de Serviços, José Neto, do diretor do Centro de Documentação, Alberto Costa e dos responsáveis pelo centro Qualifica, Luís Santos e pela Academia Cisco, José Adriano Alvarenga.

Pelo IFMT participaram os diretores-gerais dos 19 campi, pró-reitores de Ensino, Pesquisa e Extensão, além de representantes do Senado Federal, governo do Estado de Mato Grosso e prefeituras municipais.

Acesse a íntegra do Protocolo de Intenções firmado entre o ISLA Gaia e o IFMT AQUI