IFMT oferta vagas para Cursos de Licenciatura em diversos campi do Estado

Publicado por: Reitoria / 24 de Junho de 2024 às 14:18

Seleção para o processo seletivo dos Cursos de Licenciatura 2025/1 do Instituto Federal de Mato Grosso, acontecerá por meio do histórico escolar

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo 2025/1 dos Cursos de Licenciatura do IFMT, com ingresso no primeiro semestre do ano letivo de 2025. O período de inscrições segue até o dia 06 de setembro de 2024.

Os cursos contam com duração de 8 semestres. Não haverá prova, a seleção dos estudantes será realizada através da média final referente ao 1° e 2° anos do Ensino Médio avaliado. Sendo considerados, dessa forma, os seguintes documentos: histórico escolar do Ensino Médio ou certificados de conclusão via Provão, ENCCEJA ou ENEM.

São ofertadas 355 vagas, distribuídas nos campi: Cáceres - Prof. Olegário Baldo, Campo Novo do Parecis, Confresa, Juína, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda - Fronteira Oeste, São Vicente - Centro de Referência Jaciara - Edital 069/2024.

No campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo, as vagas são para os cursos de Licenciatura em Química (40 vagas). Em Campo Novo do Parecis, Licenciatura em Matemática (35 vagas). Já em Confresa, Licenciaturas em Biologia (20 vagas), em Ciências da Natureza, Habilitação em Química (20 vagas), Física (20 vagas) e em Matemática (40 vagas).

Enquanto que no campus Juína, as vagas são para os cursos de Licenciaturas em Ciências Biológicas (35 vagas) e em Matemática (35 vagas). Ainda, no campus Primavera do Leste, estão sendo disponibilizadas vagas para o curso de Licenciatura em Química (40 vagas). No Campus Pontes e Lacerda - Fronteira Oeste, Licenciatura em Ciências Biológicas (35 vagas). E também, no campus São Vicente - Centro de Referência Jaciara, vagas para o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Habilitação em Biologia (35 vagas).

Inscrições

Para a realização da inscrição, será necessário ter concluído o ensino médio ou equivalente até a data da matrícula; e apresentar as informações exigidas no item 2 e seus subitens do edital.

Não haverá cobrança de taxa de inscrição para participação no processo seletivo.

No ato do preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá ter em mãos o número do CPF e Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou o antigo Registo Geral (RG) ou documento equivalente, oficial, com foto de validade nacional. O candidato de nacionalidade estrangeira deverá se inscrever utilizando a Cédula de Identidade de Estrangeiro expedida pelo Departamento de Polícia Federal.

O candidato deverá preencher, eletronicamente e sem cometer erros, todos os itens do formulário de inscrição, inclusive os do questionário socioeconômico. Além de anexar o histórico escolar do ensino médio (ou documento equivalente) com as notas do 1º e 2º ano, (em local específico solicitado no sistema), conforme os subitens 2.4.4 e 2.4.5 do edital, no endereço https://seletivo.ifmt.edu.br.

Os candidatos cotistas, incluindo pessoas com deficiência (PcD) e cotistas raciais, devem enviar os documentos correspondentes até o dia 06 de setembro de 2024, conforme instruções contidas no edital, no Sistema SGC pelo site https://seletivo.ifmt.edu.br.

Os atendimentos para auxílio com relação às inscrições e orientações nos campi, poderão ser feitos por telefone ou presencialmente, neste último caso será realizado conforme especificado no Quadro 2 (confira no item 2.7.1 no edital)

A divulgação da listagem preliminar de candidatos inscritos ocorrerá no dia 21 de outubro de 2024 contendo o nome do candidato, o número da inscrição, curso pretendido e a reserva de vaga, pelo Sistema SGC, no site https://seletivo.ifmt.edu.br.

Avaliações

O critério de seleção consiste na classificação do candidato pelo seu desempenho (notas/conceitos) do 1º e 2º ano do Ensino Médio constantes no Boletim Escolar Oficial, Histórico Escolar ou documento escolar oficial equivalente, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A classificação será realizada através da média final referente ao 1º e 2º anos do ensino médio avaliados. O resultado do processo seletivo 2025/1 será classificatório/eliminatório, e as chamadas obedecerão à ordem decrescente de classificação, ou seja, da maior nota para a menor de acordo com a modalidade (cotas ou ampla concorrência) pela qual o candidato optou no ato da inscrição.

Classificação e divulgação dos resultados

Os candidatos serão classificados por curso e turno, em ordem decrescente, de acordo com a somatória dos pontos obtidos, considerando o desempenho dos concorrentes no processo seletivo. A classificação constará de 10 (dez) listas.

No dia 11 de dezembro será divulgada a listagem preliminar dos aprovados, pelo Sistema SGC, no site https://seletivo.ifmt.edu.br. Contendo dez listas, sendo uma dos candidatos da listagem geral que foram aprovados e os classificados no processo seletivo 2025/1; e nas outras nove listas constarão os nomes dos candidatos aprovados e os classificados que se inscreveram como cotistas (reserva de vagas), por curso, turno e campus.

Matrículas

As matrículas serão realizadas no período de 13 a 16 de janeiro de 2025, e deve ser feita por forma presencial, de acordo com os dias e horários de funcionamento da Secretaria de Registro Escolar do campus ou campus avançado, para o qual o candidato solicitou a vaga e foi aprovado. Conforme o Quadro 4 (confira no item 8.1 no edital).

Dúvidas e eventuais problemas quanto ao acesso aos formulários deverão ser encaminhados para o e-mail: proen.dpi@ifmt.edu.br

Para mais informações, leia atentamente o Edital 069/2024 e seus anexos no site https://seletivo.ifmt.edu.br