IFMT Pontes e Lacerda premia vencedores do XI Concurso Literário e Cultural O Poder da Palavra

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 6 de Setembro de 2024 às 11:20

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste promoveu a solenidade de premiação do XI Concurso Literário e Cultural O Poder da Palavra. Em parceria com a cooperativa de crédito Sicoob Fronteiras- unidade de Pontes e Lacerda, foram entregues ao todo R$ 2,7 mil em dinheiro aos classificados de 1º a 3º lugar, nas modalidades Poema e Conto, em três categorias: Mirim, Juvenil e Livre.

Uma das coordenadoras do concurso, a professora Rita Penteado enalteceu a participação dos estudantes de Pontes e Lacerda. “O objetivo do projeto é incentivar a comunidade, não só dentro do Instituto, a colocar em palavras as suas expressões, um pensamento crítico dentro da literatura em forma de texto”.

Silvana Libório, gerente-geral da agência Sicoob de Pontes e Lacerda destacou o incentivo da unidade ao projeto. “O Sicoob Fronteiras é um grande entusiasta da literatura e o convite do IFMT para participarmos desse concurso agrega muito. Promover esse tipo de evento, que premia a boa literatura, leva uma esperança nossa, como Sicoob instituição e comunidade cooperativista, para que no futuro tenhamos pessoas pensantes, críticas, com boa análise da sociedade. Para nós é plantar uma semente do amanhã, de pensamento crítico e de bons escritores e leitores, inclusive da vida”.

A gerente-geral frisou que o Sicoob também apoia projetos semelhantes em demais unidades escolares de Pontes e Lacerda, a exemplo de uma escola pública, cujos alunos estão elegíveis a conquistar uma premiação nacional, em solenidade que acontecerá em Brasília (DF), com tudo pago. A agência ainda incentiva os próprios colaboradores à leitura, com bônus para cada livro lido.

Segundo lugar na categoria Juvenil-Poema, a estudante do IFMT Luany Florêncio destacou a emoção. “Não esperava ganhar, mas veio a surpresa. O nome do meu poema é Sombra Perdida. Me inspirei um pouco em como a sociedade funciona. No texto eu falo sobre como as pessoas fingem ser algo que não são. Tanto quem aparenta ser mal, que na verdade não é”.

Para análise dos trabalhos no concurso foram considerados aspectos como originalidade, criatividade e adequação ao gênero, além exploração de recursos inerentes como foco narrativo, construção das personagens, espaço, tempo, enredo e quaisquer outros aspectos que fortaleceram a originalidade e criatividade.

CONFIRA OS GANHADORES

MODALIDADE CONTO