IFMT promove atividade prática em cultura de mamona com alunos de Agronomia

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 15 de Agosto de 2024 às 09:29

No final de julho, os alunos da disciplina de Fitotecnia V e Culturas Alternativas do curso de Agronomia do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) participaram de uma atividade prática essencial para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional. Sob a coordenação do professor Carlos Jorge, a turma realizou um levantamento de perdas na colheita da cultura da mamona, em parceria com o grupo Água Azul.

Durante a atividade, os estudantes tiveram a oportunidade de entender melhor a dinâmica de uma cultura ainda pouco explorada na região. “Essa aula prática é fundamental porque proporciona aos alunos uma vivência real do campo. A mamona, apesar de não ser amplamente cultivada, tem um grande potencial para agregar ao sistema agrícola local. Além disso, nossos esforços em aperfeiçoar a máquina específica para a colheita, em parceria com a indústria, contribuem diretamente para a redução de perdas e melhoria dos processos”, afirmou o professor Carlos Jorge.

Desde 2015, o professor acompanha e auxilia no trabalho de aperfeiçoamento da máquina de colheita de mamona, e ao longo dos anos, tem observado uma significativa redução nas perdas. Este trabalho não só beneficia o setor agrícola, mas também oferece aos alunos uma experiência prática valiosa, preparando-os para enfrentar desafios reais na sua futura carreira.

A atividade também representa uma importante contribuição acadêmica, com três Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) já desenvolvidos nesta área, resultantes das coletas de dados realizadas pelos alunos. “Ver nossos estudantes se envolverem diretamente na pesquisa e na prática de campo é extremamente gratificante. Esse tipo de atividade fortalece o aprendizado e desperta o interesse pela inovação agrícola”, complementou o professor.

O IFMT continua a investir em atividades práticas que complementam a formação teórica dos seus alunos, garantindo uma educação de qualidade e alinhada com as necessidades do mercado.