IFMT promove qualificação profissional para professores e pesquisadores de Camarões

Publicado por: Reitoria / 4 de Julho de 2024 às 10:09

O reitor do Instituto Federal de Mato  Grosso, Julio César dos Santos esteve no final de maio na Republica de Camarões, região ocidental da África, para a assinatura de um Acordo de Cooperação Internacional com a Câmara de Agricultura, Pesca, Pecuária e Floresta do Cameroun (CAPEF), para a oferta de um curso FIC em Eletrodinâmica: Automatização Sustentável na Produção Agropecuária.

Por meio deste convênio, o IFMT se compromete a elaborar o projeto pedagógico do curso, que terá 160 horas, preparar o material didático, organizar reuniões online, coordenar o primeiro fórum acadêmico Brasil-Camarões-Ead, entre outras atividades. O curso será ministrado para professores ou pesquisadores camaroneses que tenham formação superior preferencialmente em física ou nas áreas da natureza.

Já a Câmara de Agricultura, Pesca, Pecuária e Florestas de Camarões ficou responsável em contribuir para a elaboração do projeto pedagógico, selecionar 40 candidatos para o curso de eletrodinâmica, organizar e divulgar o material pedagógico em francês, adquirir os equipamentos e componentes eletrônicos necessários, e facilitar o acesso às ferramentas.

O curso será online, com todo o material em língua portuguesa. A aula inaugural ocorreu durante a Missão e foi ministrada pelo professor do campus Tangará da Serra, Francisco Américo da Silva, que será o gestor do projeto. Durante a visita, a equipe do IFMT, composta também pela Diretora Sistêmica de Relações Internacionais, Sônia Guimarães, acompanhou toda a documentação dos protocolos de intenções e tratou das 160 horas de aulas de português para estrangeiros, que serão ministradas pela DSRI.

Durante a missão houve ainda a assinatura de um protocolo de intenções com o Instituto de Pesquisa Agrícola para o Desenvolvimento (IRAD) com a finalidade de propor projetos específicos nas áreas de Intercâmbio Internacional, Ensino, Pesquisa, Extensão e serviços à comunidade.

As tratativas para a execução do projeto do curso ocorreram em agosto de 2023 em Brasília em reunião com representantes da Embaixada de Camarões, e equipe do IFMT.